09 / mar

Você conhece a Pitaya?

Dicas

Pertencente à família Cactaceae, de aparência exótica, polpa firme, de sabor adocicado e suave, é conhecida mundialmente como fruta do dragão. Seus frutos podem apresentar características diversificadas, como diferentes formatos, presença de espinhos, cor da casca e da polpa.
Suas variedades podem ser, branca por dentro com a pele rosa, vermelha por dentro e a pele rosa, e branca por dentro com a pele amarela. Por sua polpa constituir cerca de 80% do fruto é transformada em sorvetes, sucos, geleias e caldas.
As características nutricionais e funcionais tornam seu cultivo considerado promissor, apresenta baixo índice glicêmico, minerais como o cálcio, selênio, zinco e potássio.
É rica em compostos fenólicos e pigmentos, um importante papel de proteção como agentes antioxidantes, capazes de retardar ou inibir a oxidação de diversos substratos.
Um dos pigmentos presentes nas pitayas são as betalaínas, que dentre suas propriedades funcionais, são identificadas como um forte antioxidante natural.
Tais compostos são uma estratégia para auxiliar na retenção hídrica, devido seu poder diurético.
Inclua esta fruta em seu cardápio.

 

JUNQUEIRA, K. P. et al. Informações preliminares sobre uma espécie de pitaya do cerrado. EMBRAPA, Planaltina- DF, 2002.
NUNES, E. N. et al. Pitaia (Hylocereus sp.): Uma revisão para o Brasil. Gaia Scientia. vol. 8, 2014.
VIZZOTO, M. et al. Determinação de compostos fenólicos, carotenoides e atividade antioxidante em genótipos de pitaia (espécies não determinadas). XXIIICongresso Brasileiro de fruticultura. Cuiabá – MT, 2014.
CORDEIRO, M. H. M. Caracterização física, química e nutricional da pitaia-rosa de polpa vermelha. Rev. Bras. de Fruticultura. vol. 37, Jaboticabal, Jan/mar, 2015.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: