31 / mar

Os alimentos essenciais para uma alimentação saudável

bem-estar

Sabemos a importância de manter uma alimentação saudável para um bom funcionamento do nosso organismo, mantendo o bem-estar. Por muitas vezes, achamos que é algo muito complicado, mas é mais simples do que imaginamos. O conceito “descasque mais e desembrulhe menos” faz muito sentido para manter uma alimentação saudável, onde vamos ingerir mais alimentos naturais e evitar os ultraprocessados. Por vezes, você vai achar que é mais cansativo, mas com o tempo você já vai perceber os benefícios que essas escolhas conscientes nos trazem.

Um dos pontos principais para uma alimentação saudável é elaborar pratos que contenham tudo o que o seu organismo precisa para funcionar, como carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Porém, além dessas orientações gerais, temos alimentos que se fazem essenciais na nossa rotina, podendo destacar estes:

Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, que possui a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na produção de células de defesa e estimulando os anticorpos, ajudando a combater infecções. Suas fontes são a laranja, limão e kiwi. Ainda pensando na função imunológica, os vegetais verde-escuros como o espinafre, brócolis e couve também são essenciais.

Grãos integrais: como o arroz integral, quinoa, aveia e pão integral, são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Eles ajudam a regular o açúcar no sangue, promovendo a saúde digestiva e fornecendo energia.

Proteínas magras: incluir proteínas magras é essencial para a saúde muscular e a sensação de saciedade. Você pode incluir fontes como peito de frango, peixe, tofu, legumes e claras de ovos.

Gorduras saudáveis: essas são encontradas em alimentos como o abacate, nozes, sementes e azeite de oliva, sendo importantes para a saúde do coração, função cerebral e absorção de vitaminas lipossolúveis.

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada, é necessária uma variedade de alimentos nutritivos que forneçam os nutrientes essenciais para o corpo funcionar adequadamente. Incluir uma ampla variedade de frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras, gorduras saudáveis e laticínios com baixo teor de gordura é fundamental para promover a saúde a longo prazo e prevenir doenças.

– Nutricionista Amanda Schulter Rosa – CRN10 4278

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: