Por Nutricionista Vitória Schmitt
15 / jan

TENDÊNCIAS NUTRICIONAIS QUE DOMINARÃO NESTE 2024

bem-estar

A nutrição vem crescendo e se destacando cada vez mais, conforme o aumento da população em busca de uma vida e rotina mais saudável. À medida que entramos no ano de 2024, analisamos uma revolução na área da nutrição, onde inovação, personalização e consciência ambiental estão moldando o que colocamos em nossos pratos. Este ano promete não apenas atender às nossas necessidades nutricionais básicas, mas também transformar a maneira como entendemos e abordamos quando o assunto é alimentação.

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante em nossas vidas, e a nutrição não está de fora desta tendência. Aplicativos e dispositivos fornecem ferramentas valiosas para monitorar hábitos alimentares, personalizar dietas e promover escolhas saudáveis. A tecnologia está se tornando uma aliada indispensável na busca por uma vida mais saudável.

Alguns exemplos de assuntos que serão abordados neste ano são:

  1. Plant-based

No Brasil e na América Latina, alimentos veganos e plant-based se consagram como a principal tendência do mercado. Nesse sentido, a busca por produtos mais naturais e com menos conservantes, contribui para um estilo de vida mais equilibrado e ético. O mercado de alimentos veganos e plant-based tem se expandido bastante, registrando um crescimento de 25% ao ano. As pessoas buscam alternativas que ofereçam os mesmos sabores, mas com benefícios nutricionais superiores, através de alimentos à base de plantas, substituindo a carne, laticínios e produtos de origem animal.

  1. Consumo sustentável

A nutrição e o consumo sustentável estão interligados, onde a busca por alimentos sustentáveis minimiza o impacto ambiental e ao mesmo tempo beneficia na saúde. Por isso, os consumidores estão mais conscientes da origem dos alimentos e procurando por produtos de regiões locais, orgânicos, reduzindo o desperdício e o principal: apoiando o comércio da região e as práticas agrícolas. Assim como o consumo de Probióticos, antioxidantes e superalimentos estão ganhando destaque, proporcionando não apenas nutrição, mas também um impulso extra para o bem-estar.

  1. Uso da tecnologia

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na indústria alimentícia. Exemplo disso é a impressão 3D de alimentos permitindo a criação de texturas e formas personalizadas, assim como aplicação da inteligência artificial para detectar e prevenir a contaminação de alimentos. Por meio do monitoramento e da análise de grandes volumes de dados, a indústria consegue identificar fatores que podem prejudicar a qualidade dos produtos, como a qualidade da água, temperatura, umidade e outras variáveis.

  1. Suplementos

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem se alimentar de forma adequada e acabam recorrendo a esses produtos para suprir as necessidades nutricionais do corpo. Além disso, os suplementos alimentares também são utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas para melhorar o desempenho e a recuperação muscular. Suplementos como os hidrogéis são uma excelente aposta clean label, que é uma opção que vem crescendo bastante, já que a formulação é composta basicamente por ativos e água. A curta lista de ingredientes torna muito mais atrativo o produto para o consumidor atento aos rótulos e ao processamento do que consome.

  1. Alimentos e bebidas funcionais

Esses produtos são enriquecidos com nutrientes e ingredientes que trazem benefícios à saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, muitos desses produtos são veganos, sem glúten e sem lactose, atendendo às necessidades de um público cada vez mais exigente em relação à alimentação saudável.

  1. Educação nutricional: Escolhas Conscientes

As pessoas estão cada vez mais buscando compreender sobre o que está consumindo, buscando mais informações para tomar decisões mais conscientes que beneficiem sua saúde a longo prazo.

  1. Nutrigenômica e Nutrigenética

Oferecem uma visão única sobre como nossos genes influenciam nas respostas aos nutrientes. Ou seja, dietas mais personalizadas, adaptadas à nossa composição genética única, promovendo uma abordagem mais eficaz em relação a nossa saúde.

Embora as tendências nutricionais em 2024 prometam melhorar a nossa relação com a comida e impulsionar o desenvolvimento de novas técnicas e sustentabilidade dentro da nutrição, também ocorrem diversos desafios, como a acessibilidade e a abordagem com evidências que são pontos chaves para todos possam ter acesso a esse modelo de saúde.

Portanto, esperamos ver em 2024 uma nutrição repleta de novas tendências, com maneiras mais inteligentes, personalizadas e sustentáveis para melhorar ainda mais a nossa saúde. Além disso, contribuindo para um futuro mais saudável e equilibrado para todos.

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: