16 / mar

Foco na saúde

Dicas

Pensando na saúde dos nossos consumidores, queremos chamar a atenção para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), um tema cada vez mais discutido no cenário mundial. Mas o que são DCNT e por que devemos estar mais atentos sobre o assunto?

Caracterizadas como um conjunto de doenças resultantes de causas multifatoriais, as DCNT podem ser relacionadas a fatores de risco genéticos, ambientais, fisiológicos e comportamentais, de acordo com o estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e sedentarismo.

Devido ao crescimento populacional, a urbanização e aos avanços tecnológicos na indústria de alimentos, o risco de desenvolvimento de doenças crônicas na população aumentou muito nos últimos anos, sendo a maior causa de morte em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos brasileiros possuem pelo menos uma doença crônica não transmissível.

Essas doenças configuram um enorme desafio para a saúde pública do país, já que possuem uma alta prevalência, levando a mortes prematuras e impactos na qualidade de vida e na economia. A maioria delas é assintomática e costuma apresentar quadros críticos pontualmente, que ativam um sinal de alerta e levam o indivíduo a buscar ajuda e tratamento.

As DCNT mais frequentes são:

  • Diabetes mellitus: condição crônica e hormonal que ocorre devido ao aumento de glicose no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são: sede e fome em excesso, visão embaçada e dificuldade na cicatrização de feridas.
  • Hipertensão: quando há níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, representada por valores iguais ou acima de 140/90 mmHg. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, no peito, tontura e fraqueza.
  • Obesidade: acúmulo excessivo de gordura corporal que geralmente é causada por maus hábitos alimentares e sedentarismo, mas seu diagnóstico vai muito além desses fatores.
  • Doenças cardiovasculares: condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Pode apresentar palpitação, dor no peito, falta de ar, fadiga e desmaio.
  • Câncer: crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Os sintomas se manifestam de diversas formas, desde caroços a perda de peso sem motivo aparente.

Preocupante, não é mesmo?

Por isso a Cia da Saúde tem foco na alimentação preventiva, pois uma alimentação nutritiva e rica em alimentos in natura é fundamental para a melhora da imunidade e prevenção de doenças. Alguns alimentos podem te ajudar, como as frutas cítricas, alho, iogurte natural, gengibre e própolis, ricos em compostos antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios.

Ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, manter o peso adequado e evitar bebidas alcoólicas é essencial para um sistema imunológico mais resistente e menos propenso a infecções.

Lembre-se de realizar acompanhamentos regulares com um profissional especialista, pois um diagnóstico precoce evita a perda da qualidade de vida e maiores prejuízos a saúde. Afinal, a prevenção sempre antecede o tratamento!

Nutricionista da Rede Cia da Saúde: Karina Rafaela Ramos

Referência:

Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil – Ministério da Saúde. Acesso em 19/02/2022.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: