24 / fev

Curiosidades sobre o extrato de própolis

Dicas

Praticamente uma tradição popular, o uso do extrato de própolis é tão comum quanto tem um composto cheio de benefícios para a saúde.

Mas o que é a própolis e qual a sua utilização? Hoje vamos falar sobre esse tema que gera muitas dúvidas.

A própolis é uma mistura de substâncias, normalmente composta por resina vegetal (50%), cera de abelha (30%), óleos essenciais (10%), pólen (5%) e saliva de abelhas (5%). As abelhas produzem a substância para utilizar como isolante de colmeias, protegendo o local contra ataques de outros insetos e mudanças climáticas, já para os seres humanos, é utilizada diariamente como um produto para a saúde.

Na natureza encontramos diversos tipos de própolis, mas as 3 principais são:

✓ a verde, feita a partir do alecrim do campo,
✓ a vermelha, que é produzida a partir da planta rabo de bugio e
✓ a marrom, que é elaborada com várias plantas.

A própolis verde é a mais rica em termos nutricionais e possui as seguintes propriedades:

  • Antimicrobiana: desenvolve no organismo atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas, como Escherichia coli, Salmonella e Shigella.
  • Anti-inflamatória: estimula a produção de colágeno, que auxilia na regeneração da pele com feridas e machucados, e é eficiente no combate a inflamações como gengivites e aftas.
  • Antiviral: é muito utilizada no tratamento de gripes e resfriados, mas também alivia sintomas de asma, bronquite, pneumonia e outras doenças do sistema respiratório.
  • Antioxidante: combate os radicais livres, prevenindo o desgaste e o envelhecimento das células.

Para avaliar a qualidade de um extrato de própolis, o principal número que deve ser levado em consideração é o percentual de extrato seco, nele está concentrado os compostos bioativos encontrados na própolis, como fenólicos e flavonoides, que são responsáveis pelos benéficos já citados.

O produto pode ser encontrado na forma líquida, em gotas ou spray, e em cápsulas. A própolis líquida pode ser diluída em álcool ou água, que tem indicações diferentes, e desta diluição surge o percentual de extrato seco. Enquanto o extrato de própolis aquoso é o mais indicado para crianças, gestantes, lactantes, pessoas com doenças hepáticas e transplantados, o alcoólico tem os mesmos benefícios que o aquoso, porém seu efeito é potencializado e garante maior absorção.

Algumas marcas possuem uma identificação de produto livre de cera, conhecido em inglês como wax free, esse termo indica que a marca retira a cera do produto com o intuito de não formar camadas quando diluído em água ou suco, mas isso não altera em nada a composição da própolis, apenas facilita na hora do consumo.

E aí, você já consome própolis? Se a resposta é não, adquiria o seu na loja Cia da Saúde mais próxima. Temos ótimas opções das linhas Maria Natureba e Nature8!

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: