10 / fev

José Bohm, um atleta Cia da Saúde

Datas comemorativas

Dia 10 de Fevereiro é uma data de homenagem a esse esportista que dedica a vida em ser profissional. Tem atletas que nascem com o dom, outros desenvolvem com a prática ao nível de excelência, mas há também aqueles que descobrem no esporte uma atividade para a vida, independente da faixa etária ou da modalidade.

José Ricardo Bohm é faixa marrom de jiu-jitsu e conquistou o ouro no Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu, em São José/SC, um evento organizado pela International BJJ Inc em parceria com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation e com a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, no domingo, dia 06 de Fevereiro de 2022.

Bohm é campeão Master 5, peso médio faixa marrom. José Ricardo começou a treinar arte marcial no ano de 2013 e, em 2019, foi campeão faixa roxa, em São Paulo/SP, 2x bi-campeão sul-americano, em Florianópolis/SC, campeão master, em Camboriú/SC. Com 55 anos, o bombeiro aposentado sempre praticou esportes, mas descobriu no jiu-jitsu uma paixão revigorante.

“Como bombeiros, nós fazemos várias atividades: salvamento, surfe, corrida, natação e outros. Tenho muitos colegas fazendo treino de jiu-jitsu no ginásio dos bombeiros, alguns são faixa preta, assim, acabei conhecendo, comecei a treinar e gostei”

Depois de 21 anos exercendo a atividade de bombeiro, na área de salvamento, fui salva-vidas em todas as praias catarinenses, de norte ao sul, inclusive na capital Florianópolis, Bohm acredita que nunca é tarde para começar um esporte de alto rendimento, no caso dele, o jiu-jitsu.

Ele explica que como um profissional na área de salvamento aquático, é necessário ter condicionamento físico com práticas diárias. Durante o seu ciclo profissional, atuou ativamente por conta da profissão e por gostar de praticar esportes, mas quando cumpriu o tempo de serviço, percebendo que muitos profissionais aposentados passam por um período de adaptação, com perigo de possível depressão, logo, abraçar o esporte foi um degrau a subir.

“Quando acaba o ciclo profissional a tendência é a pessoa ficar deprimida, porque é uma adaptação da falta de responsabilidade com o tempo. Não são as férias que você vai voltar em um mês. Quando vem a aposentadoria, a pessoa se permitir fica estagnada. O jiu-jitsu mudou a minha vida, os treinos, a alimentação. Foi uma chave do término da parte profissional para a parte esportiva. Não me sinto aposentado. Continuo o meu ciclo profissional, mas agora mais atento com o meu corpo e com a minha saúde”

Como parte desse processo de adaptação, Bohm conta que adquiriu novas rotinas. Além do jiu-jitsu, o atleta também investiu em praticar bike. Começou a fazer ciclos com uma turma de ciclista, foi quando percebeu que precisava de uma mudança nos antigos hábitos com a finalidade de alcançar bons resultados.

“Todo mundo ouve que tem que dormir cedo, acordar cedo, fazer uma boa alimentação, com suplementação. Todo mundo sabe e ninguém faz. Mas eu levo a sério isso. Não é só praticar esporte, fazer musculação, arte marcial, bike, nadar, correr, surfar. Dormir é essencial, ter um bom descanso. A boa alimentação é fundamental. Aprendi que suplementar ajuda muito porque o cara queima muita energia, então tem que ter um ganho extra, principalmente na minha idade. Passou dos 40 anos, o organismo vai tendo carência na absorção das vitaminas. Quando tu faz uma suplementação, tu estás auxiliando a tua alimentação, porque quando tu almoça, janta, no teu lanche ou teu café da manhã, o teu organismo já não absorve bem, por mais que tu te alimente bem, não é o suficiente. Fiz uma consulta com uma nutricionista, ela disse que eu estava no caminho certo, mas precisava ainda melhorar, fazer uma reeducação alimentar. O direcionamento de um profissional fez a diferença. Meu rendimento melhorou bastante.”

José Ricardo é um atleta Cia da Saúde. A empresa o apoia e patrocina com produtos de suplementação, mas também porque acredita que a alimentação saudável, preventiva, rende bons treinos, resultados positivos e faz bem para a qualidade de vida.

“Quando treino é um desgaste federal. Minha família fica até apavorada porque o meu rosto fica marcado, a pele fica com lesões por conta do atrito junto com o quimono. Queima mesmo. Os dedos, a mão. Quando faço a suplementação antes de dormir, me auxilia muito. A pele já melhora no descanso. Claro, faço a higienização, lavar bem o rosto, quando fico muito machucado uso uma pomada indicada pelo dermatologista, tudo indicado por profissionais. Eu faço uso de whey protein, glutamina (bom para a defesa do organismo), pré-treino, uso junto com o whey, bcaa e creatina no pós treino.”

Junto às conquistas, vêm o resultado de muito esforço e foco. Mesmo fã da cerveja, José Ricardo abre mão da bebida, abrindo raras exceções. Evitar o álcool, dormir cedo, regras na alimentação, tudo isso vale a pena e fica bem perceptível quando os resultados começam a aparecer em medalhas e reconhecimento por parentes e amigos.

“Não adianta eu ter uma bandeira forte, tipo a Cia da Saúde me proporcionar bons produtos se eu não fizer a coisa certa. Treino, suplementação, evitar álcool, tudo é importante, tanto para quem fornece, principalmente para o atleta que quer resultado. Meu mestre até diz que eu tenho uma idade que bate de frente com a gurizada, por que eu faço rigorosamente a minha parte. Não vejo a minha vida de atleta de outra forma, para ter resultado, para participar de campeonatos e fazer valer a parceria com a empresa que nos apoia.Eu tenho apoio da minha família toda. Eles me acompanham nas redes sociais e ficam surpresos com os resultados. Completei dia 02 de novembro, 55 anos. Alguns me vêem como exemplo, como uma motivação para cuidar da saúde.

Parabéns, José Ricardo Bohm por mais uma conquista, pelo ouro no Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu.

Parabéns a todos os atletas profissionais por todo esforço e dedicação.

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: