22 / fev

Vitamina D – Saiba mais!

Dicas

É muito comum hoje em dia encontrar pessoas com insuficiência de vitamina D. A correria do dia a dia, trabalho, faculdade, academia, leva a maioria das pessoas a não ter um tempo adequado para se expor ao sol. Cada vez mais encontramos estudos sendo realizados sobre a importância dela em nossa saúde. Sua falta no organismo pode causar muitos problemas ao nosso corpo, como doenças infecciosas e inflamatórias, distúrbios do metabolismo ósseo e desequilíbrio imunológico.

Mas você sabe quais são as fontes de Vitamina D e como funciona a sua absorção?

A alimentação proporciona pequenos níveis dessa vitamina, encontramos ela na gema do ovo, óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha e salmão, mas sua principal fonte é a exposição solar.

A nossa pele contém um composto que funciona como um precursor da vitamina D. Quando os raios solares atingem a pele, os raios UV-B são capazes de transformar a pró-vitamina em pré-vitamina D3 (assim ela é ativada). Por isso devemos buscar tomar sol todos os dias sem o uso de protetor solar (pois o mesmo inibe a absorção dos raios UV-B) entre as 10h e as 16h, por pelo menos 10 minutos.

Mas não podemos afirmar que esse tempo de exposição é suficiente para adquirir toda a vitamina D necessária para o nosso corpo, pois existem pontos a serem levados em consideração. Por isso é importante ter um acompanhamento com um nutricionista ou médico, pois o mesmo poderá verificar os níveis de vitamina D em exames laboratoriais e incluir uma suplementação se necessário.

Curiosidade: Um novo estudo nos Estados Unidos, Universidade da Califórnia descobriu que níveis elevados de vitamina D, estão associados à diminuição do risco de câncer.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: