Nutricionista Vitória Schmitt
07 / nov

ALIMENTAÇÃO E CÂNCER DE PRÓSTATA

bem-estar

O mês de novembro é mundialmente conhecido como “novembro azul”, uma campanha dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, essa data foi oficializada em 2003 e passou a mobilizar o mundo todo para a importância da divulgação deste assunto.

O câncer de próstata é uma doença que afeta principalmente homens, geralmente após os 50 anos de idade, sendo o segundo câncer mais comum entre homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele. A cor azul, é usada para simbolizar a luta contra essa doença e para encorajar os homens a cuidarem da própria saúde. Durante esse mês, são realizadas diversas iniciativas para educar a população sobre a importância da prevenção, da detecção precoce e do tratamento adequado, mas quando detectada precocemente, as chances de tratamento aumentam significativamente. E para prevenção, a alimentação acaba tendo um papel fundamental para redução dos riscos dessa doença.

Para isso é super importante ressaltar:

– Mantenha uma dieta equilibrada: rica em frutas, vegetais crucíferos (como brócolis e couve, pois são importantes porque têm uma substância chamada Indol 3 Carbinol, que diminui o estrógeno na circulação sanguínea impedindo o aparecimento de células cancerígenas que dependem desse hormônio para crescer), grãos integrais e proteínas magras

 

– Consuma alimentos com licopeno: como tomates, melancia, goiaba, mamão que contém antioxidantes que auxiliam na redução do risco de câncer de próstata, podendo reduzir em até 40% o risco de desenvolver o câncer de próstata nos homens que consomem, pelo menos, cinco vezes na semana esses alimentos.

– Consuma fontes de ômega-3: peixes como salmão e sardinha para melhorarem a saúde da próstata, ou até mesmo suplementação para ter uma ação anti-inflamatória.

– Reduza o consumo de carne vermelha: opte por carnes magras e limite a ingestão ao longo das semanas, pois o consumo excessivo de carne vermelha está associado a maior risco de câncer de próstata.

– Aumente o consumo de fibras: como aveia, linhaça, feijão, lentilha, para auxiliar na digestão intestinal e redução do risco de câncer.

– Vitamina D adequada: se exponha ao sol com frequência ou caso não consiga, consuma alimentos fonte como o salmão ou faça uso de suplementação de vitamina D.

– Consumo de cúrcuma (curcumina): alto poder anti-inflamatório e antioxidante, estudos comprovaram que bloqueiam células cancerígenas.

 

Lembrando que que o excesso de peso entre os homens é fator de risco para câncer de próstata, pois apresenta mecanismos de respostas inflamatórias e de produção de moléculas com potencial cancerígeno desregulados. Esta condição contribui com o crescimento dos tumores, levando ao aumento do risco de morbidades e mortalidade. A prevenção do câncer de próstata não depende apenas da alimentação, mas também de fatores genéticos e de estilo de vida, como a mudança de hábitos através de uma prática frequente de exercícios físicos, boa hidratação ao longo do dia e uma boa noite de sono.

 

De modo geral, é super importante realizar exames regularmente para prevenir o câncer de próstata, além disso, devemos manter uma dieta equilibrada com a prática frequente de exercícios físicos, diminuindo o consumo de sal, açúcar, gorduras e embutidos, evitando alimentos ultraprocessados, moderando o consumo de bebidas alcóolicas e eliminar o uso de cigarros.

A detecção precoce através de consultas médicas, exame de sangue e do toque retal podem ser fundamentais para uma prevenção, e se caso a doença for diagnosticada, ter um tratamento eficaz com acompanhamento de um profissional da área da saúde habilitado, como médico e nutricionista.

 

 

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: