04 / mar

Wellness: Conscientização sobre o HPV

bem-estar

O dia 4 de março é o Dia Internacional da Conscientização sobre o Papilomavírus Humano (HPV), data instituída pela International Papillomavirus Society (IPVSoc) para destacar a importância de cuidarmos do nosso corpo.

 

Revogamos direitos, relembramos direitos conquistados por antecessoras, mas também precisamos falar sobre bem-estar sexual. Cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas serão expostas ao HPV e a prevenção continua sendo o melhor remédio, pois o vírus tem um impacto extraordinário na sexualidade feminina. Pesquisas sobre o corpo feminino constataram que, em dados nacionais, 25% das mulheres sexualmente ativas foram infectadas pelo vírus HPV.

Divididos em baixo risco e alto risco, atualmente existem cerca de 200 cepas do vírus HPV que causam lesões como verrugas e lesões no colo do útero, vulva, ânus, boca, garganta e pênis. O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele e membranas mucosas, principalmente por meio de relações sexuais.

Já existem tratamentos para prevenção desta infecção sexualmente transmissível (IST):

 

– Coleta periódica de Papanicolau, exame que detecta alterações nas células do colo do útero e identifica lesões que indicam câncer ou HPV.

 

– Vacinação: no Brasil, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, podem receber a vacina contra o HPV gratuitamente na rede pública ou clínicas particulares.

 

– Sexo seguro: use preservativo em todas as relações, é importante ressaltar que não elimina o risco de transmissão do vírus por infecção de mucosas, mas reduz significativamente o risco de infecção pelo HPV.

 

– Examine-se e procure um profissional de saúde quanto aos sinais de verrugas pelo menos na região genital, anal ou oral.

Infelizmente não há como prevenir-se 100% desse vírus, mas a alimentação pode ajudar por meio de antioxidantes que atuam como inibidores, garantindo proteção e aumentando a imunidade. Converse com sua nutricionista sobre as vitaminas e minerais necessários para repor seu sistema imunológico e confie em nós, afinal “Natural é viver bem!”.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: