02 / mar

Dificuldade na cicatrização de feridas, pós-operatório ou queimaduras? Conheça o processo da cicatrização

Dicas

Atualmente, presenciamos muitas pessoas que convivem com feridas por muitos anos, situação que muitas vezes limita a rotina, o bem estar e a qualidade de vida do indivíduo.

Quando o assunto envolve queimaduras, feridas e cicatrizes, temos que considerar a complexidade de cada caso, pois para tratar, se faz necessário entender corretamente os diversos tipos de lesões e suas causas. Os conhecimentos sobre a saúde da pele, são de fisiologia tegumentar, processo de cicatrização, comorbidades pré-existentes (ex. doenças auto-imunes e diabetes), tipos de curativos e produtos que podem ser usados, assim como as formas de coberturas que podem ser utilizadas.

O processo de cicatrização é um conjunto de mecanismos complexos e interdependentes cuja finalidade é restaurar os tecidos lesados.

A cicatrização envolve diversos eventos celulares e bioquímicos. O tempo desse processo é variável porque depende da extensão da ferida, idade, sexo, condição de saúde do paciente, presença de infecção local, vascularização da região afetada, nutrição adequada do paciente, dentre outros fatores, inclusive a textura e sensibilidade da pele quando afetada por uma lesão, como por exemplo em idosos, que tem a pele muito mais fina e suscetível a novas lesões.

Assim, encontramos no mercado o produto CICATRY OX, tanto na versão gel (uso externo) como em spray (uso oral), composto de prata coloidal, vitamina A e E, Cúrcuma longa e óleo de girassol. As duas versões foram desenvolvidas pensando em auxiliar no tratamento, de dentro pra fora (uso oral) e fora pra dentro (uso tópico).

Estes ingredientes foram combinados para auxiliar no controle da inflamação e no processo de desbridamento que ocorre durante as lesões e também no alívio dos sintomas em casos de queimaduras, desde pequenas queimaduras, queimaduras mais complexas de até 2º grau ou ainda como pós sol.
O conjunto destes ingredientes ainda podem ser úteis em quadros de afecções e/ou cirurgias bucais, cicatrizes pós cirúrgicas e outras lesões do organismos humano.

Alguns estudos apontam o poder de cicatrização e controle da inflamação da prata coloidal, conforme o descrito por Grassi, L e Grassi, V. 2021 como superior quando comparado a outros ativos comumente utilizados na cicatrização ou na recuperação de lesões por queimaduras.
As vitaminas A e E aliadas ao óleo de girassol, conferem um processo eficaz de antioxidação do tecido da pele favorecendo a preservação do tecido lesionado.

Um produto que pode ser usado por toda família!

Referências Bibliográficas:
Grassi L.; Grassi V. Ação da nanopartícula de prata no processo de cicatrização de ferida: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Development, 2021.

Matéria elaborada por Elisabete Fenille – Terapeuta e CEO da DNS Vital.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: