16 / fev

Dicas de alimentação para prevenir e tratar queimaduras, ressecamento e coceiras

Dicas

O verão é uma estação caracterizada pelo aumento da temperatura, dias mais longos, vem acompanhado das férias, festas, dias de praia, carnaval e muita diversão, mas como nem tudo são flores, naturalmente, essa estação promove mais queimaduras devido ao aumento da exposição solar, além de ampliar os episódios de desidratação, promovendo aumento do ressecamento da pele, coceiras e descamação. Sendo, ainda, a estação que mais prolifera insetos, porque é a época de reprodução de diversas espécies, gerando, principalmente, mais picadas de mosquitos! E haja repelentes, viu? Pensando nisso e com o intuito de melhorar sua experiência com o verão, organizamos orientações nutricionais voltadas para a prevenção dessas adversidades.

O primeiro passo imprescindível é que você tenha organização com sua alimentação, seja planejando as refeições, levando sua comida para os lugares ou fazendo as melhores escolhas dentro das suas possibilidades, é importante entender que a alimentação é sua aliada na prevenção de queimadura solar, insolação, desidratação, ressecamento da pele, coceiras e até mesmo das picadas de insetos.

Alimentar-se bem só traz benefícios. E o melhor: Você pode ter todos esses benefícios ajustando alguns hábitos, como, por exemplo:

  • Aumentando o consumo de água, que é fundamental para garantir uma boa hidratação do corpo. Para saber o mínimo recomendado para seu corpo, basta fazer o cálculo 35x (seu peso atual).
  • Evitando o consumo de refrescos açucarados e bebidas alcoólicas, principalmente o álcool que aumenta a perda de água pelo corpo propiciando a desidratação;
  • Aumentando o consumo de alimentos proteicos, para prevenir e agilizar o processo de recuperação de queimaduras.
  • Aumente a ingestão de legumes, hortaliças e frutas, já que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres (moléculas que levam ao envelhecimento celular precoce e enfraquecimento do sistema imunológico).

Além disso, se você busca alimentos que auxiliam na recuperação celular trazendo benefícios para a pele, neutralizando a ação dos radicais livres, diminuindo o processo inflamatório e o eritema na pele (lesões avermelhadas) é importante apostar em alimentos que contam com maior concentração de antioxidantes que ajudam na produção de colágeno e na proteção contra raios ultravioleta, melhorando ainda os efeitos de ressecamento e insolação. Por isso, fizemos uma seleção dos nutrientes e seus alimentos que contém maior concentração de antioxidantes, para que você aumente o consumo:

  • Vitamina C: encontrada em grande quantidade em frutas cítricas e vegetais verdes escuros (laranja, limão, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis e tomate);
  • Vitamina E: encontrada principalmente no gérmen de trigo, em amêndoas, nozes, castanha do Pará e em óleos de milho e girassol;
  • Vitamina A: encontrada principalmente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
  • Selênio: um mineral encontrado na castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.
  • Zinco: outro mineral encontrado principalmente nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.

E não acabou por aí, temos ainda o queridinho do verão, que além de atuar como pequeno refletor que reduz a absorção da radiação UVB e proteger a pele contra a ação dos radicais livres. Contribui para um bronzeado dourado e duradouro. O famoso Betacaroteno, que é, ainda, precursor de vitamina A, auxiliando na produção de melanina, sendo suas principais fontes os vegetais e frutas cuja coloração é amarelo escura tais como: cenoura, abóbora, mamão, manga, carambola e pêssego.

Caso você já esteja passando pelas adversidades promovidas pelo verão a orientação é que você invista na alimentação equilibrada, com alto consumo de legumes, hortaliças e frutas, aumente o consumo de água, mas além disso alguns suplementos irão te auxiliar na melhora desses sintomas que são:

  • Ômega 3: previne e melhora o aspecto avermelhado na pele e diminui a produção de fatores responsáveis pela lesão e descamação da pele.
  • Óleo de Prímula: auxilia na hidratação da pele contribuindo para a melhora da elasticidade.
  • Proteína em pó: Irá favorecer a recuperação das células epiteliais, promovendo a recuperação dos sintomas de forma mais rápida.

Agora que você já tem todas essas informações e já sabe que adotar estes cuidados é essencial para evitar, principalmente, a desidratação, insolação e doenças respiratórias e alérgicas, ressecamento da pele, picadas de insetos, coceiras, você já está preparado para aproveitar o melhor que o verão tem a oferecer, então curta muito seus dias de férias, de praia e as festividades!

Raíssa Nascimento é nutricionista na Rede Cia da Saúde

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: