30 / jan

Tchau, janeiro…

Dicas

Estamos finalizando o mês de janeiro, um mês que começa nos inspirando a refletir sobre o modo que vivemos, que nos relacionamos e o que buscamos para o futuro. Como uma folha em branco para escrever uma nova história em 365 dias, o “janeiro branco” foi pensado simbolicamente para nos incentivar a projetar e desejar mudanças para a nossa vida. O objetivo principal é despertar a atenção da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental, através da construção de uma cultura que priorize esse tema, buscando respeito à condição psicológica do outro.

Quando pensamos em saúde mental, logo vem à mente doenças mentais, enquanto um termo se refere a saúde, o outro diz respeito à ausência dela. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. Ou seja, a forma que lidamos com as nossas emoções determina a qualidade da nossa saúde mental. A pandemia é um exemplo de gatilho para todos nós, pois passamos por momentos difíceis e incertos, que acarretou no aumento significativo de transtornos de depressão, ansiedade, pânico e insônia, além de prejudicar a nossa saúde mental de forma geral.

Mas como manter a saúde mental em alta, vivendo em um mundo rodeado de fatores que influenciam negativamente no nosso bem-estar, como preocupações, estresse, brigas, inseguranças e medos?
Para auxiliar na melhora da saúde mental, podemos inserir pequenas ações no nosso dia a dia, que irão ter um impacto positivo ao longo da vida:

Mantenha uma rotina: delimite seus horários, principalmente relacionados a trabalho, para não ter a desculpa de não ter tempo para fazer algo que gosta ou que irá te fazer bem.

Tenha uma alimentação saudável: o consumo de alimentos ricos em triptofano contribuem para a regulação do humor e das funções cognitivas, pois aumentam a produção de serotonina, são eles: banana, kiwi, chocolate, maracujá, castanhas e carnes magras. Além disso, o consumo de fontes de ômega 3, como peixes, castanhas e linhaça, podem auxiliar na memória, capacidade de raciocínio e de organização.

Pratique exercícios físicos: estudos da OMS indicam que a prática de exercícios diminui a probabilidade de desenvolver transtornos mentais e problemas com autoestima, distorção da imagem corporal, depressão, ansiedade e estresse. E assim como a alimentação, estimula a liberação de serotonina e β-endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.

Durma bem: praticar a higiene do sono facilita a chegada do sono e melhora a sua qualidade, para que seja um momento de relaxamento, tranquilidade e descanso absoluto, pois quando dormimos ocorrem diversos processos no nosso organismo que são essenciais no dia a dia, como a produção de neurotransmissores e substâncias.

– Controle o estresse: não se cobre por aquilo que não está ao seu alcance e quando não for possível, tente mudar sua atitude diante da situação, lembrando que o estresse só aumentará os efeitos negativos para a sua vida.

Além dessas ações, é essencial que você preste atenção as suas necessidades e não descuide da sua saúde mental, pois isso pode agravar a situação e levar a outros transtornos. Por isso, cuide-se e não hesite em procurar ajuda.

Karina Ramos é nutricionista na Rede Cia da Saúde

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: