23 / dez

O que sobrou da ceia

Datas comemorativas

Para os apreciadores de bons eventos, a ceia de natal é uma data muito esperada, que reúne a família, os amigos e pratos deliciosos, com uma mesa farta e cheia de opções. A tarefa difícil fica para o anfitrião, que é responsável pela definição de cardápio, decoração e animação da festa.

E para organizar uma ceia de sucesso, em primeiro lugar é necessário pensar em um menu saboroso e que agrade os seus convidados, mas também é preciso calcular a quantidade de insumos necessários para o preparo dos pratos, para evitar a falta ou excesso de alimentos.

Você sabe como fazer esse cálculo? No mundo da nutrição, chamamos ele de per capita, que representa a quantidade média de uma porção de determinado alimento para servir uma pessoa. Depois é só multiplicar pelo número de convidados e você já terá uma noção da quantidade de comida que deverá ser servida durante o jantar.

Para te auxiliar nessa etapa, confira aqui uma lista do valor per capita dos principais pratos servidos na ceia de natal:

– Petiscos: muitas famílias costumam montar uma mesa de entradas e petiscos para os convidados beliscarem enquanto conversam e esperam a ceia ser servida. Nesses casos os pratos mais comuns são: tábua de queijos e frios; mix de castanhas, oleaginosas e frutas secas; canapés, antepastos e patês.

Queijos: 100g; Frios: 80 a 100g; Frutas secas, nozes e castanhas: 100g; Canapés: 5 unidades.

– Pratos principais: especialmente na época de fim de ano, as estrelas da ceia são as aves, como frango, chester e peru. Porém, muitas pessoas preferem outras opções, seja pelo custo, preferência ou costume, como carnes bovinas (filé mignon, fraldinha e alcatra), carnes suínas (lombo, pernil, leitão e tender) ou peixes (tilápia, salmão e atum).

Carnes e aves: 180 a 200g; Peixes: 250g.

– Acompanhamentos: para acompanhar a estrela da noite, existem muitas opções que complementam muito bem a refeição. Nada melhor do que começar a ceia com uma salada de folhas com um molho delicioso e vegetais assados com alecrim, seguido de arroz com amêndoas, batata sauté e farofa de bacon.

Salada de folhas: 30g; Vegetais: 100g; Arroz (cru): 50g; Tubérculos e raízes: 150g; Farofa: 60g.

Porém, como a quantidade calculada é uma estimativa, pode acontecer de sobrarem algumas preparações e, como todo mundo sabe, no dia seguinte temos o famoso “já te vi”!

Mas sobras não devem ser sinal de desperdício e nem de mesmice, já que podemos exercitar nossa criatividade e criar novos pratos a partir delas! Por isso, deixo algumas sugestões de receitas para deixar o almoço do dia 25 de dezembro tão saboroso quanto a ceia da véspera de natal.

  • Sobras de queijos, frios e castanhas: molhos, pão de queijo, lasanha, creme, farofa de castanha, bolo de oleaginosas, quiche, risoto, molho pesto, arroz cremoso, bolinho, pizza e omelete.
  • Sobras de arroz: arroz a grega, arroz de forno com legumes, bolinho, rocambole, risoto, carreteiro, torta de liquidificador e farofa.
  • Sobras de carnes e aves: omelete, sanduíche, torta cremosa, escondidinho, polenta recheada, empadão, patê, croquete, bolinho, risoto e salpicão.
  • Sobras de tubérculos, raízes e vegetais: purê, tortilha de batata, escondidinho de aipim, nhoque, pão de beijo, torta, bolinho, creme/sopa e pães.

Uma infinidade de opções para você não jogar nada no lixo, afinal, o desperdício não pode ter lugar na nossa mesa! Aproveite para se surpreender com novos sabores e pratos que você ainda não conhecia, podemos descobrir novas receitas combinando ingredientes esquecidos na geladeira.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: