12 / dez

Alimentos da biodiversidade brasileira e seus impactos na saúde física e mental

Notícias

Promover o Congresso Nacional Cia da Saúde/VP foi um desafio a cumprir com gosto. Unir o útil ao agradável, falar de boa alimentação, bons hábitos, estilo de vida saudável e ainda entender como o nosso corpo recebe toda a carga do dia a dia, consequências, como o mercado tem se adaptado as novidades dos avanços tecnológicos, as descobertas científicas que favorecem o nosso organismo e nos ensinam a lutar contra as adversidades que, por hora, desconhecemos. Para todo este conteúdo, com o intuito de enriquecer a experiência, contamos com feras da nutrição diretamente da VP Centro de Nutrição Funcional.

A primeira palestra do dia só poderia ser dela, Dra. Valéria Pascoal, diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, nutricionista e mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP, membro do Conselho Deliberativo do IABS Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e autora de diversos livros da área da nutrição. Hoje em dia atua na área de nutrição e saúde do meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Esse é apenas uma pequena parcela do currículo brilhante da Dra. Valéria, já que, também é cientista e pesquisadora dos alimentos da Biodiversidade Brasileira, além de cofundadora do CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Agricultura Sustentada pela Comunidade) e coordenadora técnica do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional do Bahia Produtiva. Então, não existe alguém mais preparado para falar sobre biodiversidade brasileira do que ela e esse foi o tema da sua palestra, Alimentos da biodiversidade brasileira e seus impactos na saúde física e mental.

A Dra. Valéria pauta toda a sua fala na valorização dos alimentos brasileiros, evidenciando a riqueza da nossa cultura e dos nossos alimentos. Ela mostra que cada região brasileira apresenta uma cultura única, com alimentos riquíssimos que podem e devem ser inseridos no dia a dia daquela população.  Porém, infelizmente nós exploramos pouco essa biodiversidade, deixando de lado excelentes fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos.

Por exemplo, o Butiá no estado de Santa Catarina, que é um alimento rico em Vitamina C e Beta-caroteno, o Pinhão, também muito presente na região Sul do país, com uma composição rica em catequinas, a erva mate, com uma composição rica em diversos compostos bioativos e a jabuticaba, uma fruta tão característica brasileira, que apresenta uma grande quantidade de flavonoides sua composição. Esses são apenas alguns dos exemplos listados na brilhante palestra da Dra. Valéria.

slide parte da palestra da dra. Valeria Paschoal
Clique na imagem para fazer o download da apresentação em pdf

Esse tema é de extrema importância para a prática do nutricionista, já que, amplia a nossa visão de alimentação saudável, nos motiva a procurar e valorizar os alimentos da biodiversidade de cada região, e a partir disso, estamos promovendo saúde, ajudando a agricultura local e fortalecendo ainda mais nossa cultura.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, a Dra. Valéria disponibilizou diversos estudos e informações extra em sua apresentação no congresso. Você pode ter acesso a esse material:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS

E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.

quadro pergunte ao especialista

Dra. Valéria Paschoal @dravaleriapaschoal

Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: