27 / jan

Os benefícios da melatonina

Produtos

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal no período da noite, a partir da síntese do aminoácido triptofano. Sua principal função é regular o ciclo circadiano, conhecido como relógio biológico, induzindo o sono. Além disso, promove o bom funcionamento do organismo, melhora da imunidade e atua como antioxidante.

Para manter a produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono, é importante evitar ambientes iluminados, estímulos sonoros e acesso as telas de celulares, computadores e televisões. Porém, a produção de melatonina costuma diminuir com a idade, por isso distúrbios do sono são mais comuns em idosos.

O triptofano, que é essencial para a síntese de melatonina, pode ser encontrado em pequenas concentrações nos seguintes alimentos:

  • Frutas: morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, abacate.
  • Carnes: frango, carneiro, porco.
  • Peixes: atum, salmão, pescada, truta, sardinha.
  • Produtos de origem animal: ovos, mel, leite e derivados.
  • Oleaginosas: amendoim, castanha de caju, amêndoa.

Apesar da melatonina ser produzida pelo nosso organismo, ela também pode ser encontrada na forma de suplementos e medicamentos, além de fazer parte da composição de suplementos alimentares, por isso seu consumo deve ser realizado sob orientação de médico ou nutricionista.

Por estar presente em diversos alimentos e ter funções metabólicas características, a melatonina se enquadra na definição de substância bioativa estabelecida no art. 3º da RDC 243/2018.

A melatonina já era utilizada em diversos países com condições de uso variadas, mas no Brasil era proibida a sua utilização na formulação de suplementos alimentares. Com o interesse dos consumidores e das indústrias no acesso e oferta de produtos, a Anvisa avaliou a segurança e eficácia da substância.

No dia 14/10 foi aprovado por unanimidade o uso da melatonina em suplementos alimentares. A aprovação da Diretoria Colegiada da Anvisa alterou a Instrução Normativa 28/2018, que aprova a lista de constituintes autorizados para uso nesses produtos.

A partir desta decisão, a melatonina poderá estar disponível e ser comercializada sem receita como um suplemento alimentar. Para isso, dever estar presente na embalagem a advertência de que o produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante.

Lembrando que esse suplemento deve ser destinado à complementação da dieta de pessoas saudáveis, com idade igual ou superior a 19 anos e para o consumo diário máximo de 0,21 mg.

Visto isso, tenha hábitos de vida saudáveis e saiba que você pode encontrar a melatonina na loja Cia da Saúde mais próxima de você!

Melatonina da Nature8

É um hormônio responsável pelo controle do ciclo circadiano e que influência na indução e manutenção do sono. É produzido naturalmente pelo corpo humano, a partir do metabolismo do aminoácido triptofano, tem sua liberação iniciada ao anoitecer. Durante a noite este hormônio é liberado com maior intensidade cessando ao amanhecer, quando se inicia a liberação de cortisol, ocasionando o despertar. A falta de sono afeta negativamente a saúde humana, trazendo prejuízos para o sistema imunológico, para o sistema controlador da fome e saciedade, memória e sistema motor.

 

Embalagem com 120 cápsulas de 210mcg cada;

Recomendação de uso:

Ingerir 1 cápsula ao dia 30 minutos antes de deitar, ou a critério médico ou nutricionista.

Ingredientes:

Melatonina, estabilizante celulose microcristalina e amido, antiumectante dióxido de silício. INGREDIENTES DA CÁPSULA: Gelatina, opacificante dióxido de titânio e água potável filtrada. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ALÉRGICOS: PODE CONTER DERIVADOS DE CRUSTÁCEOS (CARANGUEJO), PEIXE, OVO, CEVADA, TRIGO, AMENDOIM, LEITE E SOJA.

Informação Nutricional:

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS COMPROVADAS DE QUE ESTE ALIMENTO PREVINA, TRATE OU CURE DOENÇAS.”

Produto indicado para o Grupo Populacional ≥ 19 anos.

Este produto não é um medicamento.

Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante. Pessoas com enfermidades e/ou sob uso de medicamentos, consulte seu médico.

Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.

Mantenha fora do alcance de crianças.

 

REGISTRO MS.: Suplemento alimentar dispensado de registro conforme RDC 240/2018

Nutricionista: Karina Rafaela Ramos

Fontes:

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-a-melatonina-na-forma-de-suplemento-alimentar. Acesso em 25 de novembro de 2021.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/proposta-de-consulta-publica-inclui-a-melatonina-como-constituinte-autorizado. Acesso em 25 de novembro de 2021.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: