24 / ago

MITOCÔNDRIAS

Inaugurações

Está se sentido cansado, sem disposição e sem ânimo? Como ter mais energia e disposição para enfrentar seu dia a dia? A resposta está nas mitocôndrias. Mas afinal, o que são mitocôndrias e o que têm a ver com seu metabolismo energético?

As mitocôndrias são pequenas fábricas de energia, estão presentes em quase todas as células do organismo. Elas convertem os nutrientes vindos da alimentação ou do próprio corpo, junto com o oxigênio da respiração, em energia que o corpo necessita para funcionar. Essa energia é chamada de ATP (trifosfato de adenosina), é utilizada para as diferentes funções do nosso corpo.

Quando as mitocôndrias não funcionam corretamente, o metabolismo se torna menos eficiente e aparecem alguns sintomas como indisposição, cansaço, fadiga, perda de memória e sinais de envelhecimento acelerado ou precoce, ou ainda doenças crônicas.

Essas organelas produtoras de energia são muito sensíveis a danos, que a deixam enfraquecidas e diminuem sua função. Naturalmente, ao longo da vida, o corpo produz menos mitocôndrias, além disso o organismo fica exposto a constantes danos cumulativos, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, sedentarismo e exposição às toxinas. O maior vilão das mitocôndrias são os radicais livres, que causam o estresse oxidativo, levando à perda de energia, morte celular e tecidual.

A boa notícia é que você pode neutralizar esses danos! Mas como fazer isso? O primeiro passo é identificar o que pode estar danificando seu metabolismo e em seguida eliminá-los. O passo seguinte é oferecer ao seu corpo combustível e proteção que irão ajudar as mitocôndrias funcionar melhor, conhecidos como antioxidantes, são encontrados em vegetais variados, frutas, oleaginosas, sementes, peixes, entre outros.

Além disso, a disponibilidade das mitocôndrias depende de alguns estímulos externos, como do exercício físico, sendo um importante estímulo para a biogênese mitocondrial, que é caracterizada pelo aumento da quantidade de mitocôndrias dentro das células, ocorre devido a demanda energética aumentar durante o exercício aeróbico e também pela adaptação a prática de atividade física regular.

Existem também vários suplementos que podem melhorar a função mitocondrial e proteger as mitocôndrias, entre eles:

  • Antioxidantes: inibem a ação negativa do excesso de radicais livres (estresse oxidativo) nas células e mitocôndrias, os mais comuns são a vitaminas C e E, selênio, ácido alfa lipoico (ALA).
  • Ômega 3: é constituinte da membrana celular, dando forma às mitocôndrias, desempenham a função de selecionar o que entra e o que sai, mantendo a integridade da mesma.
  • Coenzima Q10 (CoQ10): está presente em todas as células e particularmente de maneira concentrada nas mitocôndrias, exercendo proteção, ainda participa da produção e transferência de ATP e combate o excesso de radicais livres (função antioxidante das membranas mitocondriais).
  • L-carnitina: diretamente envolvida no transporte de ácidos graxos para a matriz mitocondrial para subsequente oxidação.
  • Vitaminas do complexo B (B2 e B3): importantíssimas no processo de produção de energia.

 

As evidências científicas mostram que os processos metabólicos das mitocôndrias contribuem para a longevidade saudável. Se você sente uma certa deficiência na sua energia ou saúde, esperamos ter trazido alguns exemplos de estratégias que podem ajudar a prevenir ou reparar a possível disfunção mitocondrial.
Procure um profissional da saúde, como nutricionista ou médico, e veja o que mais pode ser feito pela sua saúde mitocondrial.

 

Nutricionista Carine Giacomelli
CRN10: 6288

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: