13 / ago

TORTA DE ESPINAFRE E ALHO PORÓ

Vegetariano

O espinafre é uma planta rasteira de cor verde escuro. É muito consumido por suas propriedades funcionais e sua versatilidade em diversas preparações, desde pratos quentes como tortas, bolos e refogados, até os tradicionais sucos e saladas.  Possui ação antioxidante devido à presença de compostos fenólicos como a luteína e a zeaxantina, é fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio, fósforo, manganês, zinco, vitamina A, C, E, K e B9. É um alimento com poucas calorias, mas muitos nutrientes como a vitamina K que auxilia na coagulação do sangue, importante para o processo de cicatrização, além do aumento da energia e da vitalidade.  A vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, auxilia na manutenção do sistema cardiovascular, o ferro é fundamental para a saúde das hemácias do sangue. A vitamina A atua na saúde da visão e da pele. O cálcio e o fósforo fortalecem os ossos, os dentes e auxiliam no funcionamento dos músculos. A vitamina C é um antioxidante fundamental para a produção de colágeno que fornece estrutura para o cabelo. Estudos indicam que o espinafre ajuda a tonificar os músculos devido à presença de nitratos que agem em proteínas específicas em associação com o cálcio no organismo, quando o nível destas proteínas está elevado, a liberação de cálcio aumenta e ele estando disponível, as contrações musculares podem aumentar a frequência e serem mais fortes e intensas.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de grão de bico cozido
2 ovos inteiros
3 claras
1 cebola (cortada em rodelas)
1 xícara de chá de espinafre picado
1 xícara de chá de alho poró picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de açúcar mascavo
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em um mixer ou processador, bata o grão de bico com o azeite de oliva e o sal. Despeje a massa em uma forma untada até cobrir o fundo.
Em um bowl misture dois dos ovos, as três claras, o espinafre, alho poró, a cebola cortada em rodelas, sal, pimenta e o açúcar mascavo. Misture bem e espalhe sobre a massa de grão de bico. Asse em forno pré-aquecido em 200 graus por 30 minutos.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: