23 / jan

O poder dos prebióticos!

Dicas

Todos os prebióticos são considerados fibras, mas nem todas as fibras são consideradas prebióticos.

Os prebióticos são definidos como: alimentos não hidrolisáveis no trato gastrointestinal. Nutricionalmente falando, são fibras dietéticas solúveis (que formam gel em contato com líquidos), e promovem o crescimento de certas bactérias.

O consumo dos prebióticos é muito benéfico para a saúde. Temos como exemplo de prebióticos as fibras: frutooligosacarídeos (FOS), pectina, ligninas e a inulina.

Encontramos os frutooligosacarídeos em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais (como a aveia, cevada, trigo), também no mel e, menos recomendado, na cerveja. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, principalmente no maracujá e na maçã. As ligninas na casca de oleaginosas (como a linhaça, gergelim e amêndoas) e leguminosas (como grão de bico, feijão azuki, soja, etc). E, por fim, temos a inulina, encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

E como função para saúde, podemos citar as seguintes:

  • – Auxiliam na manutenção da flora intestinal, estimulando o crescimento de bactérias boas e assim prevenindo o aparecimento de doenças;
  • – Ajudam a manter os níveis adequados de glicose, triglicerídeos e colesterol;
  • – Melhoram a resposta do corpo ao estresse;
  • – Apresentam efeitos protetores para prevenir o câncer de cólon;
  • – Auxiliam no controle de peso, prevenindo assim a obesidade.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: