30 / dez

A laranja e seus benefícios para a saúde

Dicas

Entre as frutas mais consumidas pela população brasileira está a laranja. O Brasil é o maior produtor mundial de laranja. Suas partes comestíveis são: casca, suco e bagaço (albedo). E entre seus nutrientes estão a vitamina C, os flavonóides (naringenina e hesperidina) e a fibra pectina.

Atualmente alguns estudos vêm demonstrando que propriedades benéficas da laranja lhe atribuem características de um alimento funcional. A casca de frutas cítricas, como a laranja, contém quantidades importantes de flavonóides (naringenina e hesperidina) e o consumo diário desses componentes foi associado, em estudos, à diminuição do risco de doenças cerebrovasculares tanto para homens como para mulheres. Além dos flavonóides, a pectina, uma fibra presente na casca, tem propriedades que auxiliam na redução do colesterol e está relacionada também ao aumento do número de bactérias naturais do intestino, sugerindo um efeito prebiótico. A parte externa da casca da laranja, utilizada em estudos, apresentou propriedades anticancerígenas em relação ao tumor intestinal.

O efeito antioxidante e antiinflamatório do suco de laranja, foi comprovado por diminuição dos índices de radicais livres e outros marcadores inflamatórios apresentados no sangue após o seu consumo juntamente com a refeição. Os pesquisadores atribuíram este efeito à presença da naringenina e hesperidina no suco.

Outro nutriente presente é a vitamina C, no qual as frutas cítricas, em especial a laranja e seu suco, são ótimas fontes. A vitamina C (ácido ascórbico) é um dos nutrientes com função antioxidante (removedor de radicais livres, nutrindo e protegendo as células), além de apresentar efeito hipotensivo (diminuição da pressão), aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos.

No bagaço da laranja, foi encontrado o maior teor de hesperidina em relação às outras partes da fruta. Alguns achados indicam que a hesperidina diminui o colesterol total e os níveis de triglicerídeos. Além de provocar mudanças no perfil lipídico, esse flavonóide também possui ação antioxidante.

Portanto, evidências comprovam que todas as partes comestíveis da laranja fornecem benefícios à saúde, além de fornecer nutrientes essenciais. Então o consumo é sugerido sempre que possível, que levaria a uma ingestão muito maior de flavonóides e fibras quando comparado ao consumo somente da polpa da fruta.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista  – CRN 10-3814

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: