19 / dez

Os benefícios da Romã

Dicas

A romã é uma fruta muito consumida durante as festas de final de ano, pois há uma crença de que guardar suas sementes após o consumo, na carteira ou em casa, promoverá sorte, saúde e dinheiro. Acredita-se que a romã também é símbolo do amor e da fertilidade por suas numerosas sementes.

A romã, cujo nome científico é Punica granatum, pertence à família das punicáceas. É uma planta milenar, originária da região do Oriente Médio, por volta de 2000 a.C. A árvore de romã cresce em regiões áridas e a produção do fruto se dá no período de setembro a fevereiro. As propriedades medicinais da romã são conhecidas desde a antiguidade, e era utilizada principalmente como remédio natural anti-inflamatório e potente anti-helmíntico.

A fruta contém taninos elágicos que, além de promover a coloração avermelhada, são responsáveis pela ação antioxidante e antimicrobiana. E a propriedade anti-helmíntica se dá principalmente pelas cascas que contêm alcaloides. Além disso, apresenta em sua composição compostos fenólicos como: antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos e também é fonte de ferro, cálcio e potássio, e vitaminas.

Pode-se citar os seguintes benefícios do romã para saúde:

  • Previne a aterosclerose. Protege as células dos vasos sanguíneos contra os radicais livres e desta forma, promove níveis saudáveis de pressão sanguínea e aumento do fluxo sanguíneo para o coração;
  • Atenua o processo de envelhecimento celular, ou seja, auxilia no combate às rugas;
  • Possui ação quimioprotetora;
  • Melhora a resposta do sistema de defesa;
  • Combate a inflamação das células e melhora a circulação, sendo uma aliada na prevenção e tratamento da celulite, estomatites e até mesmo nos tratamentos de gengivite, infecção de garganta, inflamação e aftas.

 

A romã pode ser consumida in natura, na forma de suco, chá e sobremesas. Suas sementes podem ser utilizadas na salada, em preparações ou na forma de óleo (extraído). Mas lembre-se: para potencializar a ação benéfica de um alimento no corpo você deve aliar alimentação sadia e balanceada, prática de atividade física e consumo regular do alimento.

Fonte:
CENTRO DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL, 2016.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: