09 / dez

Óleos funcionais e seus benefícios

Dicas

Os alimentos funcionais são classificados pela ANVISA como alimentos ou ingredientes com propriedades funcionais que podem, além de suas funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, sendo seguros para consumo sem supervisão médica.

Dentro desse grupo de alimentos, encontramos os óleos funcionais. Extraídos de sementes, frutas e grãos diversos, o consumo regular desses óleos pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, estética e a saúde. Basta uma pequena dose diária para prevenir doenças cardíacas, controlar o colesterol, potencializar o emagrecimento, cuidar da pele e até mesmo suavizar os efeitos da tensão pré-menstrual.

Para garantir a eficácia desses óleos, eles devem ser extraídos em uma prensagem fria e não passar por refinamento nem receber a adição de solventes. Dessa maneira, todas as propriedades benéficas do alimento são devidamente conservadas. Seguindo esse raciocínio, os especialistas recomendam que os óleos sejam ingeridos em temperatura ambiente, pois o aquecimento também pode eliminar alguns nutrientes importantes e diminuir a eficácia do produto.

Para contar com todos os benefícios dos óleos, basta ingerir diariamente, seguindo a recomendação do seu nutricionista ou médico. Entre os principais óleos funcionais estão o óleo de coco, óleo de macadâmia, óleo de gergelim, óleo de cártamo e o óleo de linhaça.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: