02 / dez

Mindfulness: colocando em prática

Dicas

As correrias do dia-a-dia, somadas à pressão e estresse da rotina, acabam fazendo com que sejamos incapazes de relaxar o nosso corpo e nossa mente, mesmo fora do horário de trabalho.

Com isso, a prática do Mindfulness vem sendo cada vez mais comentada e compartilhada por diversos profissionais da área da saúde. Para saber mais sobre o que é esse ato de desenvolver a plena consciência daquilo que está ocorrendo, confira essa matéria.

A prática do Mindfulness não envolve apenas prestar atenção. É fundamental a consciência da forma com a qual prestamos atenção, como agimos diante do que percebemos e/ou vivemos. Ou seja, é a interação entre o somatório de intenção, atenção e atitudes, que nos fazem refletir sobre a nossa ação no mundo e nos convidam a experimentar um novo olhar e uma nova postura diante da vida.

Mas você deve estar se perguntando como funciona! Uma das ferramentas mais usadas é a meditação, que pode ser aplicada diariamente através de um ato simples, que vai exigir apenas alguns minutos do seu dia. Aí vai a dica de como fazer:

Reserve de 10 a 20 minutos do seu dia. Sente-se de forma confortável, em um lugar calmo e respire normalmente. Feche os olhos se desejar e foque a sua atenção nas sensações do corpo. Se sua mente vagar, traga a atenção de volta à sua respiração. Mentalize o “aqui e o agora”. Relaxe. Perceba as sensações experimentadas, não as modifique, apenas aceite-as e depois relaxe. Respire. É preciso buscar a paz em nós mesmos, principalmente nos momentos de dificuldades, desafios e caos, para então alcançar o equilíbrio!

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

Fontes:
Dr. Mohamad Barakat
PENA, I. 6 atitudes treinadas em Mindfulness

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: