18 / nov

Erros comuns que prejudicam o emagrecimento!

Dicas

Muitos se engajam em um tratamento para a perda de peso, com força de vontade e determinação, mas acabam se deixando influenciar por informações equivocadas ou mal elaboradas, ou até mesmo por desconhecimento de fatos importantes. Como consequência, acabam cometendo erros que podem atrapalhar o emagrecimento de forma saudável.

Abaixo temos alguns dos erros mais comuns que podem atrapalhar o desempenho daqueles que estão engajados em emagrecer e praticar uma alimentação saudável:

Pular refeições: o erro mais recorrente é pular refeições (café da manhã, jantar…) e ficar longos períodos em jejum. Como os recursos de energia estão escassos devido ao longo período em jejum, o corpo ativa o sistema de emergência e passa a restringir o gasto energético, o que vai tornando o metabolismo cada vez mais lento, causando fraqueza, cansaço, apatia, preguiça, irritabilidade e improdutividade, além de acumular fome para as próximas refeições do dia. Em consequência, quando houver fornecimento de alimentos, o organismo irá se recuperar e passar a elevar o peso, tentando fazer uma reserva de energia sob a forma de gordura, ou seja, aumentando o tecido adiposo em detrimento da massa muscular. A dica é organizar a rotina alimentar e distribuir de forma inteligente os alimentos no decorrer do dia.

Dormir pouco ou dormir mau: muitos estudos vêm apontando como o hábito de sono ruim altera a regulação fisiológica de vários hormônios importantes para o corpo, como por exemplo, diminuindo níveis de leptina (responsável pela saciedade), aumentando níveis de grelina (responsável pela sensação de fome) e aumentando níveis de cortisol (hormônio do estresse). Desta forma, impacta diretamente na perda ou controle de peso, pois essas alterações desencadeiam compulsões alimentares, fadiga, exaustão mental e reduzem a velocidade do metabolismo, além de gerar indisposição para a prática de atividade física. A dica é relaxar e desligar na hora de ir dormir, e a meditação pode ser uma grande aliada!

Consumir habitualmente alimentos zero/diet/light: geralmente esses alimentos são isentos ou reduzidos em algum ingrediente, mas, em contrapartida, contêm uma quantidade elevada de outros não tão interessantes. Muitos alimentos light, por exemplo, têm quantidades reduzidas de gordura, mas contêm mais açúcar. Outros zero ou diet excluem o açúcar ou gordura, mas apresentam altas quantidades de sódio. É fundamental ter em mente que o fato de alimento ser zero, light ou diet, não o torna um alimento saudável. Dica é não exagerar, pensando que esses são alimentos “inocentes” ou saudáveis, e sempre ficar muito atento aos rótulos para verificar a quantidade e qualidade dos ingredientes!

Comer exageradamente aos finais de semana: é muito comum que as pessoas façam atividade física e pratiquem uma alimentação saudável e equilibrada durante a semana, e de sexta a domingo comam porcarias o dia todo e se esqueçam dos exercícios. Será pouco, ou nada eficiente o esforço de 4 ou 5 dias, se colocar tudo a perder em outros 2 ou 3. O controle do peso depende de discernimento e equilíbrio!

Emagrecer não é uma simples questão de ingerir menos alimentos: o corpo de cada um assimila e aproveita de modo diferente os nutrientes, ou seja, cada ser é único! O resultado das reações químicas entre o corpo e os alimentos é diretamente proporcional às características genéticas e à capacidade bioquímica de cada indivíduo. Selecione muito bem os alimentos, o mais importante é a qualidade!

Para auxiliar no sucesso desse processo, é muito importante buscar a orientação de um profissional nutricionista, que irá ajudar com a reeducação alimentar, respeitando seu estilo de vida, hábitos alimentares, condição de saúde e estado nutricional, bem como, seu metabolismo e individualidade bioquímica.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10 3814

Fonte:
TEIXEEIRA, M. G. 2015.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: