02 / nov

Novembro azul – Dicas para a saúde do homem

Dicas

Hábitos alimentares inadequados aparecem como um dos fatores de risco mais importantes no desenvolvimento do câncer de próstata. Ou seja, o consumo regular de alimentos muito processados, cheios de aditivos e gordura saturada, bem como o baixo consumo de alimentos fontes de fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais, podem favorecer o desenvolvimento da doença. Em contrapartida a alimentação também pode ser uma forte aliada na prevenção do câncer!

Alguns nutrientes podem ser importantes para reforçar a saúde do homem e agir preventivamente. Então aí vão algumas dicas de quais são esses nutrientes e em quais alimentos encontrá-los:

Licopeno – é encontrado em frutas e vegetais de cor vermelha, como: goiaba, melancia, mamão, pitanga e, principalmente, no tomate. Sua absorção e seus efeitos são potencializados quando o alimento fonte é submetido ao aquecimento e a ele adicionado uma gordura de boa qualidade (idealmente óleo não refinado ou azeite). O licopeno é um potente antioxidante, tem ação antitumoral e fortalece o sistema imunológico, sendo um ótimo alimento para prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Selênio – é um mineral, encontrado em maior concentração em sementes oleaginosas (principalmente na castanho-do-Brasil). O selênio tem ação antioxidante, atua induzindo a apoptose (morte) de células anormais, prevenindo o câncer e também doenças cardiovasculares. Um excelente nutriente para a saúde do homem!

Resveratrol – é um polifenol que atua ajudando o organismo contra a proliferação das células tumorais. Pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas, no vinho tinto, no suco de uva integral e, em menor concentração, na pele do amendoim. É um nutriente interessante para a prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Ômega 3 – é um ácido graxo poli-insaturado, de fonte de alimentos de origem animal ou vegetal (ex.: óleo de peixe, linhaça, chia, entre outros). Proporciona diversos benefícios para a saúde como ação anti-inflamatória, reduz o risco de formação de placas de ateroma, melhora circulação sanguínea auxilia nas funções cerebrais, fortalecendo a memória e a concentração. Pode aumentar a eficácia da quimio e radioterapia, aumentando a sobrevida do paciente no caso de câncer de próstata.

Camélia Sinensis – o chá verde, branco ou vermelho, contêm substâncias chamadas flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e quimiopreventiva, ou seja, atuam no organismo induzindo a apoptose (morte) e inibição do crescimento de células tumorais. Além de conter também catequinas, que são substâncias antioxidantes que ajudam a inibir a ação dos radicais livres, protegendo o organismo de algumas doenças.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10 3814

Fonte:
Instituto Nacional de Câncer – INCA. http://www.inca.gov.br/rbc/n_55/v03/pdf/83_revisao_literatura3.pdf. 2017.
MARQUES, L. S. G.; NEVES, P. B. O. A Eficácia da Ingestão de Flavonóides na Prevenção de Neoplasias: Uma Revisão. http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/3060/1861. 2013.
CARVALHO, G. Nutrição Funcional nas Doenças Prostáticas. http://www.funcional.ntr.br/index.php?option=com_content&task=view&id=56&Itemid=47. 2017.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: