28 / out

Nutrientes importantes para o tratamento da psoríase

Dicas

O Dia Mundial da Psoríase é celebrado no dia 29 de outubro desde 2004. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o que é a psoríase, alertar sobre o tratamento e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos portadores de psoríase.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014) a psoríase acomete cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e 5 milhões de pessoas no Brasil.

Destas, de 10 a 15% desenvolvem artrite psoriásica, uma doença inflamatória das articulações.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, autoimune, sistêmica e não contagiosa. Pode se desenvolver a qualquer idade, podendo evoluir para diferentes graus de gravidade, afetando consideravelmente a qualidade de vida das pessoas, além de ser um dos fatores para o desenvolvimento de outras doenças.

Os sintomas mais comuns são pele com placas avermelhadas, descamação, coceira e dor. As lesões aparecem com mais frequência no couro cabeludo, braços, ou tronco, mas podem aparecer em qualquer região do corpo.

Estudos revelam que as causas para o desenvolvimento desta doença ainda são desconhecidas. No entanto, acredita-se possuir grandes influências genéticas e ter relação com a presença de fatores ambientais como álcool, fumo, alimentação inadequada, drogas, infecções e eventos estressantes.

A importância de certos nutrientes como papel fundamental no tratamento da psoríase vem sendo mostrada por estudos, uma vez que contribuem para a melhora do quadro clínico da doença e qualidade de vida dos indivíduos.

Alguns nutrientes importantes para o tratamento da psoríase:

  • Ômega 3 – auxilia na redução do processo inflamatório da doença, reduzindo as lesões na pele;
  • Antioxidantes – combate os radicais livres, reduzindo os processos inflamatórios e lesões da pele;
  • Selênio – melhora o quadro clínico da doença, diminuindo a escamação da pele e a gravidade da doença;
  • Vitamina D – ajuda a impedir a multiplicação das lesões e a controlar o seu crescimento.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
CRN 10 – 3814

Fonte: Psoríase Brasil (2017)

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: