16 / out

Quer melhorar seus hábitos alimentares?

Dicas

Hoje, dia 16 de outubro, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, um dia dedicado  a refletir e conscientizar sobre hábitos alimentares adequados que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Possuir uma alimentação saudável interfere não apenas na prevenção e no tratamento de doenças, mas também no bem estar geral da saúde, tanto físico quanto mental.

Bom, que a alimentação balanceada é a chave para uma vida saudável todo mundo sabe. No entanto, sabemos também que mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil. Comer bem não está ligado apenas à quantidade, mas sim à qualidade nutricional dos alimentos ingeridos. Por isso, não precisamos avaliar somente o que comemos e, sim, quando e como comemos. Afinal, não adianta nada você comer um café da manhã super reforçado e ter a próxima alimentação saudável apenas no jantar.

Embora muita gente conheça as vantagens de ter uma dieta saudável, deixar para trás velhos hábitos e administrar o pouco tempo para planejar o cardápio da semana não é tão simples como parece. Para te auxiliar nessa tarefa, nós separamos pequenas dicas para provar que, apesar de difícil, melhorar seus hábitos alimentares não é impossível!

  • – Diga não às dietas restritivas! Mais importante do que mudar os hábitos alimentares é conseguir perpetuar tais mudanças.
  • – Registre sua rotina alimentar! Essa atitude nos deixa auto-conscientes das nossas escolhas, ajudando assim na visualização do que ingerimos diariamente, além de nos auxiliar a manter um controle sobre os horários das refeições diárias.
  • – Preste atenção no que você come! Comer enquanto assiste televisão ou mexer no celular, pode desencadear uma série de respostas no nosso corpo, uma vez que o cérebro fica menos sensível, deixando de acionar o centro da saciedade e fazendo com que você não perceba que já está satisfeito. Então, coma em um lugar calmo e tranquilo. E não se esqueça de mastigar bem e escolher alimentos mais saudáveis!

 

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Letícia Longhi Rocha
Nutricionista CRN10 – 3814

Fontes:
Nações Unidas do Brasil – ONUBR. https://nacoesunidas.org/dia-mundial-da-alimentacao . 2017.
PERDIZ. P. Alimentação mais saudável. 2017. http://www.maisequilibrio.com.br/bem-estar
MENDEZ. A. S. Arquivo – Dia Mundial da Alimentação. 2013.

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