20 / set

Farinha de Banana Verde: inclua no seu cardápio!

Dicas

Você conhece a farinha de banana verde? Ela é produzida, como o próprio nome diz, da banana verde.

Dentre vários compostos presentes nesta farinha, considerada funcional, o que mais se destaca é a presença do amido resistente (AR), uma espécie de fibra que não é digerida pelo organismo humano e produz diversos benefícios à saúde através da fermentação no intestino grosso, sendo utilizado pela microbiota intestinal para gerar gases e ácidos orgânicos importantes como o butirato. Sendo assim, contribui para regularizar o trânsito intestinal e combate várias doenças como a inflamação intestinal, diarreia e câncer de cólon.

A banana ainda verde tem alto teor de AR e baixo teor de açúcares. Com seu amadurecimento, o AR acaba sendo convertido em açúcar, por isso a quantidade presente na banana madura é menor. O fruto ainda verde também contém maior quantidade de sais minerais, flavonoides, e apenas 2% de açúcares. A farinha de banana verde pode ser incluída em várias preparações como sucos, vitaminas, iogurtes ou polvilhada em diversas preparações.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

Fonte:
CARMO, A. F. S. Propriedades funcionais da biomassa e farinha de banana verde. Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. 2015.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: