05 / set

CHÁ: INCLUA NO SEU DIA A DIA!

Dicas

Os benefícios dos chás são bem conhecidos e utilizados há milênios. Porém, no Brasil ainda não temos uma cultura de utilizá-los com frequência em nosso dia-a-dia, uma prática que pode ser muito prazerosa e um meio simples de consumir vários fitoquímicos tão necessários diariamente.

Os fitoquímicos possuem propriedades antioxidantes, ou seja, auxiliam na proteção das células do corpo contra radicais livres, melhoram a imunidade e combatem inflamações. Além disso, os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente.

Dependendo do objetivo que se busca através de um chá, há a necessidade de um consumo diário e por tempo determinado, mas no geral podemos obter vários benefícios no seu consumo esporádico, além de ficar longe de bebidas calóricas cheias de açúcar.

Aliás, é bom deixar claro que aqui estamos tratando dos benefícios sem adição de açúcar, salvo algumas misturas de chá solúvel, onde o extrato da planta é concentrado e a indústria adiciona algum tipo de adoçante, o que deve ser observado com cautela na hora da compra.

Ao pé da letra a palavra chá refere-se apenas ao que se origina das folhas da planta Camellia sinensis, mais conhecida como chá-preto, mas que também dá origem ao chá-branco e o chá-verde (a coleta em momentos diferentes e o tipo de secagem das folhas fazem a diferença entre elas). A Camellia sinensis é bastante estudada devido à sua composição, rica em compostos como catequinas, bioflavonóides e taninos, que confere uma boa atividade antioxidante, auxiliando na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer. Pode ser consumido na forma de chá, extrato ou tintura.

Para ajuste de doses o essencial é procurar profissionais habilitados.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

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