01 / ago

Xylitol ou Eritritol. Qual consumir?

Dicas

Estes dois adoçantes vem recebendo cada vez mais adeptos, pois chamam a atenção por serem adoçantes naturais, vegetais, e com sabor muito próximo ao açúcar convencional.
São bem semelhantes, têm a mesma cor, textura e sabor, mas é claro, apresentam algumas características peculiares. Na dúvida sobre as diferenças e qual utilizar? Conheça os pontos fortes, semelhanças e diferenças desses maravilhosos adoçantes e escolha o seu:
O Xilitol tem baixo índice glicêmico, o Eritritol tem índice glicêmico inferior a 1, o que é considerado zero. O Xilitol adoça como o açúcar, já o Eritritol tem poder adoçante de 70% do açúcar. Tanto um como o outro não deixam gosto residual. No entanto, se o Eritritol ganha no quesito calorias, o Xilitol ganha em outros, pois tem um interessante benefício à saúde humana, com grande potencial de uso na área médica e odontológica, mostra-se eficaz no combate a cáries dentárias, dentre outros males como diabetes, desordens no metabolismo, otite entre outros. O Eritritol não causa cárie, mas não traz outros benefícios, porém tem uma melhor tolerância digestiva, pois as bactérias intestinais não conseguem digeri-lo, sendo eliminado pela urina. Já o Xilitol pode causar um pouco de desconforto em pessoas com o sistema digestivo mais sensível. Sendo assim, escolha o que melhor se encaixa ao seu perfil.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

Fonte:
MUSSATTO, S. I., ROBERTO. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 38, n. 4, out./de., 2002.
Xilitol: disponível em: https://poliois.br.com/xylitol/

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: