18 / jul

CHÁ DE HIBISCO

Dicas

Hibiscus sabdariffa L. é conhecido popularmente como hibisco, é uma espécie vegetal da família Malvaceae, proveniente da África Oriental e foi introduzido no Brasil pelos escravizados.

A planta é rica em vitamina C, antocianinas, beta-caroteno, licopeno, polifenóis e outros antioxidantes solúveis em água. Auxilia no tratamento de desordens intestinais, facilitando a digestão, tem ação diurética, anti-hipertensiva, anticolesterolêmica, anticarcinogênica, anti-inflamatória e antimutagênica.

Ajuda também a diminuir a vontade de comer doces, pois contribui para reduzir a variação glicêmica. Possui ação termogênica, acelerando o metabolismo. É uma boa opção para contribuir com o emagrecimento.

Para cada copo de 200 ml de água utiliza-se de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, preparar a infusão, abafar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Recomenda-se o consumo de apenas 2 xícaras  por dia. 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

Fontes:

ROSA, E. Características nutricionais e fitoquímicas em diferentes preparações e apresentações de Hibiscus sabdariffa L.(hibisco, vinagreira, rosela, quiabo-de-angola, caruru-da-guiné)-Malvaceae. 2013.

SILVA, A. Caracterização antibacteriana, química e fitoquímica de flores de Hibiscus rosa-sinensis L.(mimo-de-vênus) e Hibiscus syriacus L.(hibisco-da-síria) como fonte de alimento. 2014.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: