14 / jul

CHÁ – INFUSÃO E DECOCÇÃO

Dicas

Ao pé da letra, a palavra chá, é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais conhecida como chá-verde. Porém, este nome foi incorporado de forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e alguma parte dos vegetais. Os nomes corretos para estas preparações são infusão e decocção.

Infusão
É uma preparação líquida, onde se coloca água previamente aquecida (até próximo à fervura) despejando sobre a erva medicinal fresca ou seca, deixando em repouso em recipiente abafado, por um determinado tempo (geralmente 10 minutos). A infusão em água quente é indicada para partes da planta de estrutura frágil (flores e folhas), normalmente estas partes liberam seus compostos ativos em baixas temperaturas, mas não devem ser fervidas, pois podem perder suas propriedades medicinais.

Decocção
Neste método de preparação, ferve-se determinada erva medicinal fresca ou desidratada junto com a água, por tempo determinado, normalmente de 5 a 7 minutos. Este método é normalmente utilizado para raízes, cascas e sementes, partes da erva, que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas.

Agora você já pode preparar seu chá da forma certa e aproveitar tudo o que ele tem de melhor!

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: