26 / abr

QUINUA

Dicas

Considerado um pseudocereal, contém proteínas de alto valor biológico, aminoácidos essenciais, fibras solúveis e insolúveis, ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e em menores quantidades vitamina E e C, minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco.

Este alimento auxilia na melhora no funcionamento intestinal prevenindo a constipação (intestino preso), ajuda no controle dos níveis sanguíneos de colesterol e glicose, contribui para a saciedade ajudando na manutenção e no controle do peso, favorece a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, deixando o organismo mais resistente contra o desenvolvimento de infecções.

Este cereal não contém glúten, sendo uma ótima opção para celíacos, além de ser uma excelente alternativa para vegetarianos. Pode ser encontrada na forma de grãos, flocos ou farinha, podendo ser incluída em diversas preparações como saladas ou cozidas da mesma forma que o arroz.

Os flocos podem ser incluídos no café da manhã e nos lanches intermediários junto com frutas, leite, iogurte e sucos, já as farinhas podem compor receitas de bolos, pães, sopas, massas e biscoitos.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

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