02 / fev

Pensando em se tornar vegetariano ou vegano? Então presta atenção na vitamina B12.

Dicas

A vitamina B12 esta presente em alimentos de origem animal, e não é sintetizada pelo organismo humano, sendo assim, devemos prestar atenção na alimentação vegetariana e vegana, assim como, na alimentação de idosos, indivíduos que adotam dieta com baixa ingestão de proteínas ou ainda que apresentem problemas de absorção.

Atualmente temos várias evidências dos benefícios de uma alimentação vegetariana para saúde humana, porém, quando esta se torna mais restritiva, há uma grande possibilidade de riscos à saúde, principalmente quando há uma atividade metabólica aumentada, como é no caso de exercícios físicos. Isso não quer dizer que vegetarianos não tenham um bom desempenho atlético, muitas vezes pode ser até melhor do que em casos de alimentação onívora (não-vegetariana), porém devem ser bem programadas.

A alimentação vegetariana normalmente apresenta elevado consumo de carboidratos, fibras, magnésio, potássio, folato e antioxidantes, podendo apresentar deficiências em aminoácidos e ácidos graxos essenciais, cálcio, zinco, ferro e cobalamina (vitamina B12). (FERREIRA/2006).

A vitamina B12 é importante para formação de células vermelhas do sangue, é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, importante para nosso DNA, previne anemia megaloblástica, e no caso dos idosos a deficiência de B12 é frequente, devendo ser bem avaliada para evitar danos irreversíveis.

Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, aminoácido essencial para manter o nível adequado de massa muscular.

Sendo assim, a deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares. Muitas vezes a deficiência pode permanecer assintomática por longos períodos, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos, ostras e mariscos.

A suplementação com B12 é indicada quando há deficiência deste nutriente com base em exames laboratoriais, e deve ser prescrita e acompanhada por profissionais médicos ou nutricionistas.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionitas.

Francieli Cristina Barbosa

CRN10 – 2862

Fontes:

FUTTERLEIB, A. E CHERUBINI K. Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso. Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 1, jan./mar. 2005.

FERREIRA, L. G. et al. Dietas vegetarianas e desempenho esportivo. Revista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 19, n. 4, p. 469-477, 2006.

PANIZ, C. et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J Bras Patol Med Lab, v. 41, n° 5, p. 323-34, outubro 2005.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: