25 / nov

Novembro é mês da Hortelã

Dicas

Já muito utilizado em diversas preparações que vão além do chá, está erva apresenta propriedades muitas vezes desconhecidas por muitos. A hortelã comum ou Menta spicata, ou o hortelã pimenta ou Menta piperita, podem oferecer desde melhora na digestão até benefícios para pele, com propriedades utilizadas também na aromaterapia.

Estudos comprovam a eficácia, melhorando a digestão, náuseas e vômitos. Protege a mucosa estomacal contra ulceras gástricas. Alivia dores de estomago em geral. Para pele, quando aplicado topicamente em óleo, pomada ou loção, o hortelã tem efeito calmante em situações de picadas de insetos e erupções cutâneas. Para saúde bucal como anti-inflamatório e antibacteriano, os quais são importantes para prevenção de infecções como mau hálito e cáries.
Uma xícara de chá de um tipo de hortelã brasileira (Hyptis crenata) conhecida como hortelã-brava e salva-de-marajó, tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios vendidos comercialmente, é o que sugere um estudo realizado com ratos, liderado por uma brasileira e realizado na Grã-Bretanha.
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionitas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

Fontes:
MERAT, S. et al. The effect of enteric-coated, delayed-relayed-release peppermint oil on irritable bowel syndrome. Digestive diseases and sciences 55.5 (2010): 1385-1390.
MEGAN, Ware, What are the health benefits of mint? Medical News Today. Medilexicon, Intl., 30 Aug. 2014.
ROCHA, Graciela, S. Evaluation of the Antinociceptive Properties of Hyptis crenata Pohl (Brazilian Mint). July. 2013.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: