17 / nov

Óleo de Krill uma fonte de ômega 3

Dicas

Diariamente se fala dos grandes benefícios do ômega 3 para a saúde, ação anti-inflamatória, redução das taxas de colesterol e triglicerídeos, melhora do sistema imunológico, prevenção da saúde cardiovascular, enfim são inúmeros benefícios não é mesmo? Seja ele de origem animal ou vegetal é importante ingerir diariamente.

O óleo de peixe é um dos suplementos mais utilizados como fonte de ômega 3, mas você sabia que o óleo de Krill também é uma excelente fonte de ômega 3? Este é um minúsculo crustáceo encontrado nas águas frias. Por ser bem pequeno e viver pouco não acumula tantos contaminantes, além disso, oferece maior conforto digestivo, apresenta maior biodisponibilidade, uma vez que os ácidos graxos estão incorporados a fosfolipídios. O óleo de Krill contém um potente antioxidante, a astaxantina, tornando-o mais resistente a oxidação. Esta questão de biodisponibilidade vem sendo bastante levantada em diversas pesquisas, sendo que umas das destacou que os dois tipos de óleo (krill e peixe) são semelhantes, entretanto a pesquisa realizada por ULVEN evidenciou um estudo de intervenção e destacou que ao utilizar a mesma quantidade de EPA e DHA a partir do óleo de peixe e óleo de krill, ambos mostraram que a biodisponibilidade de EPA e DHA do krill parece maior, entretanto são necessários mais estudos humanos que objetivam comparar este efeito.

Buscando maiores evidências sobre os benefícios do óleo de krill, outro estudo realizado no Japão, que objetivou avaliar o efeito do óleo de krill em dor leve no joelho, entre setembro de 2014 e Março de 2015, mostrou melhorias significativas, principalmente em questões relativas à dor e rigidez, porém são necessários estudos mais aprofundados sobre os benefícios do óleo de krill e uma biodisponibilidade.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista CRN10 5202

Fontes:
ULVEN, S. M., et al. Comparison of bioavailability of krill oil versus fish oil and health effect. Vascular Health and Risk Management, v.11, 2015.
SUZUKI, Y., et al. Krill Oil Improves Mild Knee Joint Pain: A Randomized Control Trial. PLOS ONE, October, 2016.

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: