Pesquisar
Close this search box.

Constipação, o que fazer? Quais alimentos devo consumir?

Ter o intestino funcionando de forma adequada é um sonho para aqueles que sofrem com a constipação, também conhecida como prisão de ventre. Isso porque o funcionamento do intestino, afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo, sendo este, um dos distúrbios intestinais mais frequentes da população. A constipação pode causar dor e distensão abdominal, alterações de humor, má digestão e até diminuição da imunidade.

Na maioria dos casos, quando se tem uma alimentação inadequada, com baixa ingestão de líquidos, pobre em fibras e sedentarismo, é comum que ocorra mudanças na microbiota intestinal, levando a uma diminuição das bactérias benéficas e aumento das bactérias ruins. Mas independente da causa o importante é diminuir este desconforto, estimulando o funcionamento do intestino. Quem nunca optou por consumir mamão e ameixa para estimular o funcionamento intestinal? O mamão é rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas, melhorando a absorção de nutrientes e diminuindo a exposição do bolo fecal. Já a ameixa possui alta quantidade de fibras, potente estimulante da motilidade intestinal, pois tem o poder de absorver mais água no organismo, associado às fibras acaba acelerando o funcionamento do intestino. Mas você pensa que são só estes? Confira outros alimentos que podem auxiliar no funcionamento intestinal:

 Aveia: considerada um prébiotico, ou seja, favorece o crescimento de bactérias benéficas que habitam nosso intestino. O farelo da aveia apresenta alto teor de fibras solúveis, que ao entrar em contato com a água transforma-se em um gel no intestino, facilitando o funcionamento do intestino e também controlando a absorção de glicose e de gordura.

Biomassa de banana verde: rica em amido resistente, um componente similar à fibra alimentar, que favorece o crescimento das bactérias benéficas que habitam o intestino, mantendo a integridade da mucosa, atuando na prevenção dos quadros de diarreia e constipação.

Abacaxi: rico em fibras e em uma enzima chamada bromelina, que contribui para a digestão de proteínas, melhorando o aproveitamento de nutrientes, facilitando a digestão.

Probióticos: claro que não poderia deixar de citar os probióticos, que são as bactérias benéficas capazes de equilibrar a saúde intestinal, sendo encontrados em leites fermentados, iogurtes, kefir e suplementos em formas de sachês ou cápsulas.

Existem diversos outros alimentos que também auxiliam o funcionamento intestinal, por isso a importância do equilíbrio alimentar.

E claro, não podemos esquecer o consumo de ÁGUA e da prática regular de EXERCÍCIOS FÍSICOS, este auxilia na melhora da motilidade gastrointestinal, melhora o tônus muscular pélvico e também abdominal, facilitando a expulsão do bolo fecal. Lembre-se, corrigir o funcionamento intestinal não é um caminho apenas para melhorar a constipação, mas também evitar doenças e fortalecer o sistema imunológico. Cuide de você, cuide da saúde do seu intestino, consuma alimentos de verdade, descasque mais e desembale menos.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista CRN10 5202

Fontes:
CRUZ, F. R. N da. Constipação Intestinal: Abordagem Medicamentosa e não Medicamentosa. International Journal of Nutrology, v.7, n.1, p. 15-20, Jan. / Abr., 2014.
DING, C., et al. Efficacy of Synbiotics in Patients with Slow Transit Constipation: A Prospective Randomized Trial. Nutrients. August, 2016.
MORI, N., et al. Effect of probiotic and prebiotic fermented milk on skin and intestinal conditions in healthy young female students. Bioscience of Microbiota, Food and Health, v. 35, 2016.

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram