Pesquisar
Close this search box.

Como prevenir o câncer de mama!

VOCÊ SABIA?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, para o Brasil, em 2016, são espertados 57.960 novos casos de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais comum dentre as mulheres, não só no Brasil, mas no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma o câncer de mama responde por cerca de 25 % dos casos novos a cada ano.

A Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) destaca que, apesar dos grandes avanços feitos no tratamento e nos cuidados nos últimos anos, o câncer de mama continua a ser a causa mais frequente de mortalidade por câncer em muitos países, particularmente os países em desenvolvimento. No geral, o câncer da mama é classificado como a quinta causa mais comum de morte por câncer em mulheres, com um número estimado de 522.000 mortes em todo o mundo em 2012.

São diversos os fatores envolvidos no risco de desenvolvimento do câncer de mama, dentre eles: idade, histórico familiar, densidade mamográfica, fatores reprudutivos, consumo de álcool, exposição a raios-X e radiação gama.  Outro fator que vem sendo estududado e associado ao desenvovimento de câncer é a obesidade. A IARC, já havia correlacionado a obesidade com o desenvolvimento de 5 tipos de câncer, são eles: colorretal, rim, mama, endométrio uterino e esôgfago. Este ano, um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, após revisões científicas, associou a obesidade a mais 8 tipos de câncer: estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário, tireoide, bem como mieloma múltiplo e meningioma. Isso se deve ao fato de a obesidade estar associada a anormalidades endócrinas e metabólicas, inflamação crônica devido o excesso de gordura e também alterações no metabolismo do hormônio insulina, além de outras associações, mas saiba que o câncer pode ser prevenido.

O Ministério da Saúde destaca que, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de práticas saudáveis, são elas: atividade física regular, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, hábitos alimentares saudáveis vegetais, frutas, grãos integrais, e sem excesso de gordura saturada ao longo da vida, amamentar e manter o peso corporal adequado.

Além disso, é importante perceber sinais e sintomas da doença, portante, olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e indentificar possíveis suspeitas, faça acompanhamento médico regularmente.

Declare seu amor por você!

 

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara C. dos Passos

Nutricionista CRN10 5202

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram