Pesquisar
Close this search box.

TPM, o que fazer? Alimentos que podem te ajudar!

TPM, o que fazer? Alimentos que podem te ajudar!

Os dias de TPM são o tormento de muitas mulheres. Isso porque a TPM, vem acompanhado de diversos sintomas como ansiedade, mudanças de humor, dores de cabeça, cólicas, mudanças de apetite, cansaço e retenção de líquidos. Estes sintomas geralmente são acompanhados por compulsão de doces, massas e alimentos refinados.
A TPM ocorre, pois na segunda metade do ciclo menstrual ocorre uma queda em um hormônio chamado estrogênio e aumento da progesterona, isso faz com que ocorra uma diminuição em um importante hormônio, que é a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar. Mas saiba que uma boa alimentação pode modular estes sintomas, para se sentir bem é importante cuidar da alimentação sempre e não apenas quando os sintomas da TPM começarem a aparecer.
Por isso, diversos micronutrientes são importantes, dentre eles: magnésio, encontrado em cereais integrais, oleaginosas e folhosos verdes escuros, vitamina B6, encontrada nas leguminosas, cereais integrais e na banana. Esses nutrientes e outros ajudam o triptofano a ser convertido em serotonina, promovendo maior bem estar. Além disso, o consumo de alimentos fontes de tiptofano também são importantes como açaí, banana, damasco e cereais integrais. Aumente o consumo de alimentos fontes de ômega 3 e lembre-se mantenha-se bem nutrida e evite o estresse.
Se a vontade de comer um doce aparecer, opte por um chocolate com maior teor de cacau, sendo os chocolates 70% uma boa escolha. Faça escolhas alimentares saudáveis, movimente-se e beba bastante água, cuide da sua saúde, cuide de você!

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Indyanara Cristine dos Passos
CRN 10 – 5202

Compartilhe:

Posts Relacionados

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram