05 / set

Fique atento no desperdício de alimentos

Dicas

Você sabia que cada família descarta cerca de 20% dos alimentos que compra, desperdiçamos mais alimentos do que imaginamos. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o mundo desperdiça anualmente cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Isso quer dizer que, os alimentos produzidos, mas não consumidos, utilizam um volume de água que equivale ao fluxo anual do rio Volga, na Rússia, sendo responsáveis pela emissão de toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera do planeta.

Estima-se que 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorram na fase inicial da produção, manipulação pós-colheita e armazenagem. Os restantes 46% ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Entretanto, além da produção em excesso, perdas no transporte, ou excessivo tempo de estocagem, boa parte do desperdício acaba ocorrendo exatamente onde ele deveria ser mais bem aproveitado, na cozinha.

O desperdício é uma atitude injustificável, cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos.

Para isso podemos adotar diversas maneiras de evitar o desperdício, começando por preferir hortaliças, verduras e legumes da época. Compre somente o que você irá consumir, lembre-se que estes alimentos são perecíveis e rapidamente estragam.  Armazene-os em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento. Prepare apenas a quantidade de refeição necessária para sua família e aproveite melhor os alimentos, geralmente partes descartadas como talos, sementes, folhas, entrecascas e cascas, podem ser utilizadas para produzir pratos deliciosos e saudáveis. Ajude o meio ambiente através de um consumo sustentável, aproveite melhor os alimentos.

 

Indyanara Cristine dos Passos

Nutricionista – CRN10 5202

 

Fontes:

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO. Desperdício de alimentos tem consequências no clima, na água, na terra e na biodiversidade. Setembro, 2013.

Banco de Alimentos. Alimentação sustentável.

PEICOTO, M., PINTO, H.S. Boletim legislativo. Desperdício de Alimentos: Questões socioambientais, econômicas e regulatórias. Nº 41, 2016

Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN. Mesa Brasil SESCS – Segurança Alimentar e Nutricional.Programa Alimentos Seguros, 2003.

AKATU. Caderno temático. A nutrição e o consumo consciente. São Paulo.

 

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: