02 / set

Porque não devemos armazenar alimentos em utensílios plásticos?

Dicas

Porque não devemos armazenar alimentos em utensílios plásticos?

Em nosso dia a dia utilizamos vários utensílios plásticos, não é mesmo? Mas saiba que este tipo de plástico pode causar danos a saúde, por conta da presença de BPA. Mas afinal o que significa? O Bisfenol A ou BPA é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos, este também se encontra presente na fabricação do revestimento interno de latas que acondicionam alimentos para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa.

Produtos que contém BPA estão por toda parte, mas são os utensílios de cozinha  utilizados para as crianças que causam maior preocupação. Diversos estudos e pesquisas destacam que a exposição constante a este composto nocivo, pode aumentar a predisposição a câncer, puberdade precoce, distúrbios tireoidianos, interferindo no desenvolvimento e causando danos no feto e crianças.

Acondicionar alimentos em embalagens plásticas, levar ao micro-ondas, freezer ou geladeira causa mudanças de temperatura, mesmo que pequenas, já são o suficiente para liberar Bisfenol A.  Fique atento, seus efeitos podem ser prejudiciais a longo prazo, assim é importante reduzir a exposição e este composto. Evite armazenar alimentos e utilizar embalagens plásticas, de preferência a potes, garrafas e embalagens de vidro, porcelana ou até aço inoxidável.

Caso mesmo assim queira utilizar embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que as embalagens contem ou podem conter o BPA na sua composição. Nossa SAÚDE e nosso PLANETA agradecem.

 

Indyanara Cristine dos Passos

Nutricionista – CRN10 5202

 

Fontes:

SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Bisfenol A. Notícias. s.d.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA. Bisfenol A. s.d.

ELIAS, Vivian Carrer. Como manter o bisfenol A longe de seu filho. Revista veja. Outubro, 2011.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: