29 / ago

DETOX?

Dicas

Muito se fala em alimentação detox, dietas detox! Aprenda o real significado da palavra detox.

Desintoxicação significa eliminar substâncias potencialmente tóxicas, também chamadas de xenobióticos, gerados pelo próprio organismos ou provenientes do ambiente externo (poluição, agrotóxico, excesso de álcool e aditivos químicos) de dentro do organismo. O acúmulo de xenobióticos no organismo compromete a saúde e qualidade de vida, aumenta o risco do aparecimento de doenças, como câncer, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outros.

O processo de detoxificação, conhecido popularmente como DETOX, acontece a todo instante em nosso organismo através da biotransformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis e lipossolúveis facilmente eliminadas através da urina e das fezes. Tal biotransformação acontece através a ação de enzimas dependentes de nutrientes como o selênio, zinco, cobre, ferro, manganês, magnésio, glutationa, nutrientes estes encontrados nos alimentos – frutas, verduras, hortaliças – que estimulam as vias de detoxificação. Por isso a alimentação quanto mais natural, fresca, orgânica, colorida, quanto mais variada melhor para estimular o processo de detoxificação.

Portanto o processo de detoxificação existe sim e precisamos de nutrientes para estimular tal processo, seja na forma de sucos, frutas e verduras in natura ou através da suplementação.

 

Michele Gonçalves – Nutricionista – CRN10 3378

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: