18 / ago

Pele ressecada

Dicas

Não é só no verão que nossa pele merece cuidados, pelo contrário, deve ser cuidada em qualquer estação, inclusive no inverno, entenda por que! No inverno a diminuição da transpiração corporal faz com que a pele fique mais seca, sendo este apenas um dos fatores. Como no inverno os banhos são geralmente mais quentes, acaba por remover a oleosidade natural da pele de forma mais intensa. O clima frio e seco deixa a pele sujeita ao ressecamento, deixando-a com um aspecto esbranquiçado. Além disso, a ingestão de água é diminuída, assim como o consumo de frutas e verduras, reduzindo a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes. Outro cuidado com a pele que passa despercebido no inverno é a utilização de filtro solar, hidratantes e óleos corporais.

Mas como podemos evitar o ressecamento da pele?

Reduzir a temperatura e a duração dos banhos pode diminuir ressecamento da pele e o surgimento de doenças associadas. Hidrate sua pele logo após o banho, massageando bem o cosmético, propiciando melhor absorção da pele. Não esqueça dos protetores labiais.
Mantenha a hidratação, cerca de 2 litros de água ao dia. Como as temperaturas diminuem, pode intercalar entre água e chás.
Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo. Mantenha o consumo de frutas, sendo no mínimo 3 ao dia, caso sinta dificuldade para consumir in natura, acrescente no preparo de sucos, e vitaminas, só não deixe de consumi-las.
Se você não tem vontade de consumir as verduras por conta do frio, acrescente em sopas, faça-os no vapor ou salteados. Não há desculpa, sempre tem uma saída. Os alimentos ricos em betacaroteno que auxiliam no bronzeado do verão, também são bem vindos durante o inverno: cenoura, damasco, mamão, tomate e tangerina, são boas opções, por serem excelentes antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres, mas não existem só estas, escolha as frutas da época. Os alimentos ricos em vitamina C também são bem vindos, protegem o sistema imunológico e participam na formação de colágeno.
As oleaginosas, como castanhas, amêndoas e avelãs por serem ricas em vitamina E e selênio auxiliam no reparo da pele, prevenindo seu envelhecimento e mantendo-a mais hidratada.
E não esqueça, para proteger sua pele utilize filtro solar.

Fonte:
Adaptado: Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no inverno.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista CRN10 5202

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: