01 / ago

Importância da Amamentação

Dicas

O dia de hoje da início a Semana Mundial de Aleitamento Materno, e traz um tema amplo, que vem ao encontro da situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável.

Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, violência, desigualdades e danos ambientais. Amamentar é promover vida e saúde, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável.

O leite materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para seu crescimento saudável. O ato de amamentar proporciona um contato maior entre mãe e bebê, mas isso não quer dizer que mães que não podem amamentar não consigam estabelecer este afeto. É de grande importância que o bebê receba exclusivamente o leite materno até 6º mês de vida. Sua composição química é balanceada, possui melhor digestibilidade, atende os aspectos imunológicos, protegendo contra infecções, possui baixo custo, além da ausência de princípios alergênicos. Saiba que não é correto dizer que o leite materno é fraco, é importante saber que a produção de leite é determinada pela ação hormonal na gestação e é aumentada quando ocorre o aleitamento materno de forma adequada. Além disso, fatores como o nervosismo e o estresse podem diminuir a produção de leite. Amamentar não traz somente benefícios para o bebê, mas também para mãe, aumenta a contração uterina pós-parto, regresso com maior facilidade ao peso pré-gestacional, além de ser prático e econômico.

Caso sua quantidade de leite seja maior do que seu bebê necessita, saiba que este leite pode ser ordenhado e doado para um Banco de Leite Humano mais próximo de sua casa.

Se você pode amamentar seu bebê, mantenha esse laço, é muito importante para a sua saúde e a saúde do seu bebê.

Fontes:

Rede internacional em defesa do direito de amamentar. (Ibfan.com.br)

BRASIL. Semana Mundial do aleitamento Materno. Agosto, 2012.

BRASIL. SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Caderno de Atenção Básica, nº 23. Ministério da Saúde. Brasília – DF, 2009.

BRASIL. Especialista esclarece mitos e verdades sobre amamentação e doação de leite. UNASUS, janeiro, 2016.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara Cristine dos Passos
Nutricionista – CRN10 5202

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: