19 / jul

Opções de iogurte

Dicas

Ao chegar ao supermercado nos deparamos com uma gondôla cheia de opções, é neste momento que surge a indecisão, que iogurte escolher, qual a melhor opção? Saiba que tudo depende do objetivo e condição de saúde de cada um. Vale lembrar que é importante evitar o consumo de iogurtes com adição de açúcar.

Iogurte integral: oferece maior quantidade de proteína e gordura, não tem a adição de aditivos químicos, preserva as características do leite como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Possui uma consistência mais firme a sabor suave, pode ser consumido com frutas, como molho para saladas. É uma ótima opção para pessoas que tem um gasto energético elevado.

Iogurte desnatado: Muito parecido com o integral, porém seu teor de gordura é menor. Ideal para aqueles que buscam a perda de peso, ou que estão atentos aos níveis de colesterol. Por não ser adoçado tem um sabor bem neutro. Para deixa-lo mais saboroso, pode ser acrescentado mel, aveia e até frutas, fica bastante saboroso.

Iogurte light: tem redução de 25% de algum componente, geralmente gordura ou açúcar, quando comparado à versão original. Geralmente é feito com leite desnatado ou semi desnatado. Bastante utilizado para perda de peso.

Iogurte grego: oferece grande quantidade de proteína e geralmente gordura. É bastante cremoso, pois é retirado todo o soro do leite, diminuindo também o azedinho no sabor, quando comparado a outros iogurtes.  A quantidade de proteína, gordura, sódio, cálcio, açúcar e lactose vão depender do processo de fabricação do produto, por isso fica atento e leia o rótulo.

Iogurte sem lactose: sem lactose, de soja e até a base de castanhas, para os que não podem consumir o açúcar do leite, ou sentem desconforto ao consumir. A base de leite geralmente tem a adição da enzima lactase, sendo que a quantidade de gorduras, proteína e outros componentes dependem do leite utilizado e o processo de fabricação, por isso leia o rótulo.

Iogurte de ovelha: são bastante consistentes e viscosos, sendo assim, geralmente utilizam menos espessantes e estabilizantes, muitas vezes comparada aos iogurtes tradicionais tem maiores quantidades de proteína, cálcio e ferro. Além disso, são mais facilmente digeríveis. Encontramos diversas opções para os intolerantes a lactose, já que, a maioria deles é acrescida da enzima lactase.

Bebida Láctea: bebida láctea contém até 51% de soro de leite acrescido de leite fermentado (iogurte), podendo ou não ter adição de polpa de fruta. No entanto, para ter a consistência do iogurte deve ter mais o acréscimo de amido de milho do que leite em pó, o que o torna menos nutritivo que o iogurte.

Acima de tudo lembre-se! Ler os ingredientes é muito importante.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista 

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista – CRN10 5202P

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: