23 / maio

O aumento do consumo de carne, pode gerar mais desmatamento?

Dicas

Reduzir o consumo de carne, é pensar de certa forma na sobrevivência humana!
O desmatamento na Amazônia brasileira, tem como uma das causas diretas a pecuária, a agricultura de larga escala e a agricultura de corte e queima. Dentro deste contexto a pecuária bovina passou a ocupar uma extensão territorial bastante grande. As altas taxas de desmatamento têm sido associadas a problemas ambientais, que vão desde a degradação localizada de terras até alterações climáticas. Embora economicamente a pecuária movimente o PIB (Produto Interno Bruto), se ressalta, o impacto em relação a problemas de degradação dos solos, alterações climáticas, poluição do ar, escassez e poluição de água e perda da biodiversidade. As consequências são tantas que é importante analisar se realmente vale a pena e é sustentável, pois já vimos que gera grande impacto ambiental.
O desmatamento da floresta amazônica vem sendo monitorado mais de perto, entretanto outros biomas estão sendo esquecidos como o caso do Cerrado, sendo este o segundo maior bioma do Brasi
Com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2012 a Amazônia perdeu cerca de 4 mil quilômetros quadrados de florestas. No mesmo período, o Cerrado perdeu cerca de 7 mil quilômetros quadrados.

Dado importante: De acordo com a Estimativa do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a taxa de desmatamento na Amazônia aponta, 5.831 km2 no período de agosto de 2014 a julho de 2015.

Podemos verificar com isso, que o desmatamento é uma consequência grave, mas qual seria a causa? O que deve ser investigado? Por que o aumento expressivo do consumo de carne, já que seu custo é tão alto? Reflita e entenda sobre este tema que gera tanta polêmica!

A segunda-feira é somente um dia, não custa aderir não é mesmo? Em nosso blog e nas redes sociais você encontra várias receitas que podem te ajudar a aderir a segunda sem carne!

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara Cristine dos Passos
Nutricionista CRN 10 – 5202P

Fontes:

INPE. PRODES estima 5.831 km2 de desmatamento na Amazônia em 2015. Notícias, novembro, 2015.
CLIPPING. Pecuária ocupa maior parte de áreas desmatadas na Amazônia Legal. Gestão de comunicação Institucional (GCI), março, 2012.
CLIPPING. Desmatamento do Cerrado, o novo vilão ambiental do Brasil. Gestão de comunicação Institucional(GCI), outubro, 2014.
FACHIN, Patrícia. Desmatamento é consequência. Pecuária bovina é causa. Revista do Instituto Humanitas UNISINOS IHU, s.d.
FAMINOW, M. D., et al. Livestock – deforestation links: policy issues in the western Brazilian Amazon. FAO Corporate Document Repository, s.d.
RIVERO, S., et al. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia Belo Horizonte, jan/abr., 2009.
RAMOS, C. A. Sustaninable development and challenging deforestation in the Brazilian Amazon: the good, the bad and the ugly. FAO Corporate Document Repository, s.d.
CRMV/PR. O impacto ambiental atribuído à pecuária. Janeiro, 2010.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: