17 / maio

Serotonina

Dicas

Tudo que sentimos e pensamos é resultado de impulsos nervosos no cérebro, sendo que estes ocorrem através de substâncias conhecidas como neurotransmissores.

A serotonina (5-HT) é um neurotransmissor, que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas.

Por isso a deficiência de serotonina tem sido associada à depressão, irritabilidade e ansiedade, principalmente com relação à ingestão de alimentos doces e carboidratos simples.

Um dos precursores mais conhecidos da serotonina é o triptofano, um aminoácido, encontrado em diversos alimentos. Outras substâncias como a vitamina B6, ácido fólico e magnésio também favorecem a produção de serotonina.
Por isso tanto se fala na importância de manter uma alimentação equilibrada e saudável. Diversos alimentos podem auxiliar na produção de serotonina, entre eles: leite e derivados, banana, carnes, ovos, espinafre, aveia, cacau, arroz integral, salmão e oleaginosas.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista CRN10 5202P

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: