03 / maio

Qual o papel da alimentação no surgimento da candidíase?

Dicas

Muitos não sabem, mas nosso corpo serve de habitat para uma série de microorganismos, sendo que estes conseguem conviver em harmonia. É o que ocorre com a cândida, um tipo de fungo que habita a mucosa intestinal e vaginal, sendo que seu crescimento é limitado pelo sistema imunológico e pela microbiota intestinal. Quando há um enfraquecimento do sistema imunológico ou o equilíbrio entre bactérias benéficas é desestabilizado, pode surgir a candidíase, esta ocorre por uma série de fatores, má alimentação, estresse, uso contínuo de antibióticos e anticoncepcionais, consumo elevado de doces, bebidas alcoólicas, entre outras.

Mas afinal como a nutrição pode ajudar? É muito importante equilibrar a microbiota intestinal, aumentando o número de bactérias benéficas. A reposição adequada de lactobacilos entre outros nutrientes específicos é essencial para tratar o intestino. Restringir o consumo de açúcares, pois este é o alimento predileto da cândida, evitar alimentos refinados como pão branco, biscoitos, arroz branco, aumentar o consumo de fibras, diminuir o consumo de alimentos industrializados, evitando também alimentos com potencial alergênicos. Investir em alimentos ricos em antioxidantes pode auxiliar e muito, sendo o cranberry uma ótima pedida. Invista em alimentos que vão fortalecer o sistema imunológico como: frutas cítricas, vegetais verde escuros, pólen, alimentos fonte de ômega 3, própolis, gengibre, entre outros.

 

Essas informações não dispensam acompanhamento e avaliação do nutricionista ou médico, necessário para que sejam realizados ajustes individuais.

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista – CRN10 5202P

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: