25 / nov

TPM COMO CONTROLAR

Inaugurações

A Tensão Pré Menstrual é definida como sendo um conjunto de perturbações caracterizadas por manifestações somáticas, afetivas, cognitivas e comportamentais que aparecem por volta de 10 a 15 dias antes do inicio do ciclo menstrual. Os sintomas podem ser manifestados através de dores nas pernas, inchaço, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios), irritação, ou combinando mais de um dos vários sintomas detectados, podendo interferir até mesmo em alguns aspectos da vida social dependendo da intensidade da tensão.

Tais sintomas são resultado de deficiências de vitaminas e minerais, principalmente cálcio magnésio e vitamina B6. Os três estão fortemente ligados com a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e prazer, que na deficiência destes nutrientes sinaliza que alguma coisa está errada e de alguma forma tenta mostrar como pode ser solucionado o problema. E ai vem à explicação pela tão famosa vontade de comer doce neste período.

Os doces são carboidratos, fontes de um aminoácido chamado triptofano, responsável também pela produção de serotonina. A entrada do triptofano sanguíneo no cérebro é facilitada pela liberação da insulina. Com o consumo de carboidrato, ocorre a liberação de insulina que leva a uma redução nos níveis sanguíneos de outros aminoácidos que competem pela entrada do triptofano no cérebro, facilitando assim a entrada do triptofano, aumentando, portanto a produção de serotonina.

A dica então é comer carboidratos integrais ricos em vitaminas do complexo B, incluindo a B6, magnésio, zinco, além de outros nutrientes importantes neste período. Em contrapartida os carboidratos refinados, sendo estes os açúcares e doces em geral, levam a uma deficiência de cálcio, magnésio e B6, deixando o organismo mais deficiente destes nutrientes tão importantes neste período.

Os produtos lácteos também devem ser evitados nestes períodos, devido a sua forte relação com a diminuição de absorção do magnésio. Já as frutas secas são doces, ricas em fibras, vitaminas, minerais, sendo uma boa alternativa para ter na bolsa quando bater aquela vontade por doces. Também entram na lista de alimentos que devem ser consumidos, a banana, rica em carboidrato, triptofano, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e potássio, sendo uma forte aliada nesse período.

Desta forma, vale salientar a importância da mudança de comportamento e estilo de vida, afim de, garantir a nutrição e o funcionamento adequado do organismo, para minimizar os sintomas da tensão pré menstrual.

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