20 / nov

Conhecendo os tipos de proteínas

Dicas

As proteínas do soro do leite possuem alto valor biológico e são ricas em aminoácidos essenciais especialmente os de cadeia ramificada, os quais nosso organismo não é capaz de sintetizar. Estes auxiliam na redução do catabolismo proteico, favorecendo o anabolismo e consequentemente diminuindo a perda de massa muscular. Por conta disso é muito utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas com o intuito de melhorar seu desempenho físico, entretanto também são muito utilizadas como ingredientes alimentares em vários produtos.

Um estudo realizado com o intuito de avaliar os efeitos da proteína do soro do leite, destacou que seus efeitos foram benéficos no exercício físico de alta intensidade pelo fato de reagir de forma indireta na redução do estresse oxidativo que ocorre durante o exercício.

A proteína concentrada do soro do leite pode apresentar variações em sua composição de proteínas de 35% a 80%, essas contém lactose, sais minerais e gorduras, já os isolados proteicos de soro devem apresentar valor superior a 90% de proteínas, para obter este tipo de proteína o soro passa por processos mais rígidos de filtração, onde são eliminados o colesterol, a lactose e as gorduras. Já as proteínas hidrolisadas passam por um processo que consiste na quebra das moléculas de proteína em peptídeos, melhorando sua absorção pelo organismo, teoricamente essa hidrólise resulta em uma proteína hipoalergênica e de rápida absorção.

A proteína da carne é outra surpresa que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de suplementação, é uma ótima opção para intolerantes a lactose, além te ser de alto valor biológico e possuir todos os aminoácidos essenciais sendo um suplemento rico em creatina, atuando como coadjuvante na construção muscular.

Além das opções supracitadas, as proteínas vegetais vêm ganhando cada vez mais espaço, tornando-se uma ótima alternativa para os vegetarianos, pessoas alérgicas e intolerantes alimentares. Duas proteínas estão com grande destaque que são estas a proteína da ervilha e a de arroz, apresentam características pouco alergênicas, sendo uma excelente fonte de aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina. Um estudo realizado com o intuito de avaliar o impacto da suplementação oral de proteína da ervilha durante 12 semanas, constatou que a proteína da ervilha promoveu efeitos significativos no ganho de massa muscular.

A proteína do arroz em comparação com a proteína do soro do leite tem sua ingestão intermediária, em contrapartida um estudo demostrou que a proteína de arroz apresentou elevado índice de massa corporal magra, aumento da espessura dos músculos e da força, sendo que alguns autores demostram que juntando as proteínas vegetais elas tornam-se ainda mais completas.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara Cristine dos Passos
Nutricionista CRN10 5202P

Fonte:

HARAGUCHI, F. K, et al. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr.. 2006, vol.19, n.4, pp. 479-488.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: