10 / nov

Água: qual é a sua real importância para a saúde?

Inaugurações

Já é de conhecimento de todos que o consumo de água é fundamental para a saúde e o bem estar. Quando nascemos, o corpo é constituído por aproximadamente 85% de água, mas a medida que vamos crescendo e envelhecendo, este percentual vai diminuindo.

A água faz parte de todos os tecidos e fluidos corporais, sendo o músculo e o cérebro o que concentra grande parte deste líquido.

Visto a abundância de água existente no corpo humano, já é possível imaginar o quando ele deve ser importante e também o porque que tanto se fala sobre o consumo de água adequado. Várias são as funções que a água exerce em nosso corpo, conheça as principais funções:

  • Transporte de nutrientes;
  • Lubrificação das articulações, órgãos e tecidos, como olhos, saliva, dentre outras;
  • Controla a temperatura corporal;
  • Participa da eliminação de toxinas presente no corpo humano através do suor e urina;
  • Essencial para a absorção de vitaminas hidrossolúveis, aquelas que necessitam de água para absorver;
  • É componente principal para o bom funcionamento dos sistemas que precisam de fluidez, como sistema digestivo, circulatório e linfático;
  • Participa da hidratação da pele;
  • Atua na prevenção de doenças.

A necessidade da ingestão de água varia conforme a idade, no entanto para adulto e de acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de água adequado para um adulto é de aproximadamente 2 litros de água por dia. Vale lembrar que a ingestão de água em quantidade adequada deve ser regular a fim de evitar qualquer prejuízo para a saúde.

É importante ressaltar que o melhor horário para a ingestão de água é nos intervalos das refeições, uma vez que não é indicado ingerir líquido junto ou logo após a refeição, pois pode atrapalhar na digestão, dilatar o estômago, promover desconforto abdominal e contribuir para o ganho de peso, uma vez que o estômago dilatado favorece para o aumento do consumo de alimentos.

O baixo consumo de água pode acarretar em diversos problemas para a saúde como: desidratação, cefaléia (dor de cabeça), redução na absorção de nutrientes, dificuldade na eliminação de toxinas, facilitar o desenvolvimento de celulites, infecções e doenças, como cálculo renal, problemas intestinais como constipação (intestino preso), reduzir a concentração, memória e atrapalhar na execução das atividades diárias.

E para aqueles que não gostam de beber água, uma boa alternativa para aumentar a aceitação é aromatizá-la com especiarias como lascas de gengibre e canela; rodelas de frutas, como laranja, limão, morango, kiwi; ervas como hortelã ou conforme a sua criatividade. Uma outra dica importante é ter sempre uma garrafinha de água, de preferência de vidro, perto de você, seja na mesa do seu trabalho, na escola, na faculdade, na bolsa, no lugar da sua casa que mais frequenta, quando sair para passear, pois assim não esquecerá de bebê-la. E para os Paes, é fundamental incluir sempre uma garrafinha de água na mochila do seu filho e estimulá-lo a consumir desde pequeno, assim já criará um hábito mais saudável.

Lembre-se dos benefícios e inclua mais água na sua saúde.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Aline da Silva Mendes
Nutricionista CRN10: 3394

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: